Cirurgia de implantes guiada: importante ferramenta de trabalho, mas com algumas ressalvas

implantes em cirurgia guiadaDaniel Wismeijer, Professor de Implantologia na Holanda, defendeu recentemente que os dentistas “não devem confiar cegamente em abordagens guiadas por computador”.
 
A cirurgia guiada e sua importância
 
De acordo com o especialista, “a cirurgia guiada ajuda os dentistas a serem mais precisos no seu trabalho. As tecnologias digitais estão se comprovando eficazes e na prática melhorando nos últimos tempos. Se um dentista puder planejar com antecedência onde quer introduzir o implante e que tipo de estrutura deseja utilizar, também pode introduzir o implante na posição exata e implementar a estrutura que cabe no local de forma precisa. 
Isso mostrará que já chegamos muito longe. Contudo, ainda não chegamos totalmente lá. 
Ainda existem certos problemas com os quais temos de lidar. Problemas a nível de precisão, problemas na combinação de determinadas ferramentas necessárias para implantologia guiada e as limitações dessas mesmas ferramentas”.
 
“Os dentistas têm que saber que não devem confiar cegamente em abordagens guiadas por computador”, comenta, acrescentando que “além disso, têm de aceitar que existe uma curva de aprendizagem e que a cirurgia guiada por computador não atingirá os 100% na primeira vez que for aplicada”.

Deixe uma resposta