2 elementos essenciais para o sucesso da sua clínica odontológica

clínica odontológica de sucessoPequenos detalhes podem fazer toda a diferença em sua clínica odontológica. Iluminação e cores inadequadas podem trazer uma série de problemas como perturbações oculares, cefaleias e falta de energia. Uma iluminação ruim pode inclusive agravar problemas psicológicos preexistentes, como ansiedade e depressão. Assim como em nossas casas, uma clínica odontológica deve contar com uma iluminação e cores ideais aplicadas aos seus ambientes.

Vamos procurar abordar neste artigo o que é importante e como fazer com que sua clínica ofereça a iluminação ideal para que tanto pacientes como dentistas sintam-se bem e à vontade.

A preparação do ambiente

Tanto o design como a decoração já não são uma preocupação exclusiva de outros ambientes não ligados à prestação de serviços em saúde. Ao contrário, design, decoração e iluminação vêm ganhando cada vez mais importância e são fundamentais para se ter uma clínica odontológica de sucesso.
Dentre outras vantagens, são elementos que podem até contribuir para fidelização de seus pacientes após uma primeira consulta.

Os espaços visualmente agradáveis podem transmitir sensações extremamente prazerosas, e isso tem uma grande importância. Saem perdendo aqueles que, em comparação, relegam a um segundo plano a preocupação com esses aspectos.
Lembre-se, as primeiras impressões são aquelas que realmente marcam e ficam. Isso vale pra tudo na vida, inclusive pra você que persegue o objetivo de ter uma clínica odontológica de sucesso.

Características ideais de uma clínica odontológica

A clínica odontológica deve ser um lugar tranquilo, cômodo e aconchegante.
A prioridade número um deve ser que os pacientes se sintam como se estivessem em casa. E esqueçam o conceito clássico do dentista como alguém que provoca algum medo.

Uma decoração eficaz, além disso, colabora para criar um ambiente inspirador e tranquilo. Isso cria condições adequadas ao paciente aguardar seu atendimento com serenidade e paz interior. Aposte no minimalismo e em espaços bem iluminados. Também são importantes o uso de cores claras, serenas e límpidas que não inspirem tensão.

Uma clínica odontológica não pode esquecer de cuidar da iluminação de seus ambientes. Uma boa e adequada iluminação é muito mais importante do que pensamos. Além disso, estudos mostram que uma iluminação eficiente pode melhorar a motivação e eficácia da equipe de profissionais. Lembre-se: Tudo conta e pode fazer toda a diferença!
Neste aspecto, ter a máxima luz natural possível e potenciá-la é fundamental.

Uma clínica odontológica de sucesso é aquela que otimiza ao máximo o aproveitamento da luz natural em perfeito equilíbrio com a artificial. Procura melhorar cada ambiente, buscando uma harmonização geral. E garantindo que não existam discrepâncias, sempre com foco num ambiente relaxante.

Um dos fatores básicos a se levar em conta é que a iluminação seja moderada e não demasiado intensa. Uma iluminação muito intensa pode acabar aumentando o estresse e a fadiga visual dos pacientes.

Além da iluminação e das cores, a música ambiente é outro detalhe que pode fazer toda a diferença no ambiente interno de uma clínica odontológica.

A iluminação nas diferentes áreas de uma clínica odontológica

Para obter uma boa iluminação na clínica odontológica, é necessário diferenciar cada área:

Recepção

É o cartão de visitas da clínica. É o primeira sala em que os pacientes têm contato com a empresa. Recomenda-se a utilização de uma iluminação em tons quentes.
Dependendo do tamanho, pode se optar pela instalação de painéis LED embutidos, suspensos ou à superfície

É a primeira sala que os pacientes encontram quando chegam, portanto, recomenda-se a utilização de uma iluminação em tons quentes. Dependendo do tamanho, pode optar-se pela instalação de painéis LED embutidos, suspensos ou à superfície. Também se pode optar pela instalação de downlights, se existir um teto falso, ou painéis de superfície em caso contrário.

Será necessário complementar a luz geral com uma iluminação auxiliar. Isto para que o pessoal da recepção possa trabalhar de modo eficiente.
Para tanto, uma boa opção poderia ser uma luminária de mesa flexível ou articulada.

Banheiros

Nos banheiros recomenda-se a utilização de luzes em tons frios.
A opção mais adequada consiste em downlights, no caso de haver um teto falso, ou painéis LED de superfície. Recomenda-se a instalação de uma luzes de 18W que garantam a luminosidade adequada à iluminação do espaço.

Corredores

Os corredores da clínica odontológica são uma área que deve estar bem iluminada. Isto tem a finalidade de evitar possíveis quedas ou acidentes. Neste caso, recomenda-se a instalação de luzes em tons neutros. Isto porque esta temperatura de cor é a mais parecida com a luz natural. Por isso, recomenda-se a instalação de aros fixos ou basculantes com lâmpadas dicroicas GU10 com temperatura de cor neutra.

Também podem ser instalados sensores de movimento, para que as luzes se acendam só quando detectem a presença de alguém. A instalação de sensores de movimento pode representar uma grande economia, impedindo que as luzes fiquem acesas desnecessariamente.

Gabinete da clínica odontológica

Embora todo o consultório odontológico seja importante, o consultório deve ter a maior importância.
Isto porque é a sala em que o dentista desenvolve seu trabalho e necessita de uma ótima iluminação.

Recomenda-se a instalação de luzes com temperatura de cor fria. A montagem de painéis LED reguláveis é uma boa opção. Isto porque permite ajustar a intensidade da luz de acordo com as necessidades de cada momento.

Critérios na escolha da iluminação da clínica odontológica

Nos casos em que a luz natural é fraca por razões estruturais um detalhe importante merece destaque. A iluminação artificial escolhida deve excluir luzes que comprovadamente causam incômodo ou desconforto aos pacientes.

Recomenda-se evitar certos matizes, como luzes demasiado brancas – caso das lâmpadas fluorescentes – ou luzes muito diretas que podem incomodar os pacientes. Sobretudo nos espaços mais sensíveis da clínica, como por exemplo a sala de espera ou os gabinetes odontológicos.

Sempre que possível lâmpadas incandescentes devem ser substituídas por lâmpadas de baixo consumo (LED). O seu gasto energético é menor e, apesar do preço inicial, a durabilidade e economia na fatura irão compensar o total gasto.

clínica odontológica de sucessoDesign interior: qual cor escolher para sua clínica odontológica?

Uma clínica odontológica de sucesso é aquela preocupada com o design de interior de suas salas. O cuidado na escolha das cores de um consultório odontológico ajuda a causar uma boa impressão ao paciente. E também a proporcionar uma imagem de harmonia e profissionalismo.

A ideia de que uma decoração exclusivamente baseada na cor branca da clínica odontológica transmite seriedade e higiene adequadas tornou-se obsoleta. Pelo contrário, esta cor dificulta o relaxamento do paciente e origina um ambiente frio, sóbrio e tenso.

As tendências atuais do design apoiam a teoria de que se deve causar uma sensação agradável. Incentiva-se o uso de cores que transmitam tranquilidade e distraiam o paciente. Hoje, a questão da higiene está intrinsecamente ligada ao uso de novas tecnologias. A utilização de cores atrativas ajudam a criar um clima harmonioso entre dentista e seus pacientes.

Seguem algumas sugestões de cores que buscam criar um ambiente ideal para a sua clínica odontológica de sucesso.

Clínica odontológica – com predominância para a cor azul

O azul é uma cor que tem uma ampla gama de tons. É ideal para quem pretende transmitir uma sensação de tranquilidade e confiança para sua clínica odontológica.

Numerosos estudos demonstraram que o azul-escuro representa a serenidade absoluta e ajuda a combater a odontofobia. Isto pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o ritmo respiratório dos pacientes.
A cor azul é perfeitamente complementada por cores mais vivas, como o laranja ou o amarelo. Isto proporciona uma calma extrema e uma sensação visual de felicidade.

Clínica odontológica – com predominância para a cor verde

Em segundo lugar, apresentamos uma cor que transmite frescor. Uma noção de regeneração e bem-estar tanto para crianças como adultos.

O verde representa simbolicamente as árvores. Segundo estudos psicológicos, expressa firmeza, perseverança e vontade, despertando a curiosidade do paciente.

No entanto, devem ser evitados tons de verde-amarelado na decoração de clínicas odontológicas. Isto porque podem causar uma sensação de doença e pesar.

Clínica odontológica – com predominância para a cor violeta

A cor violeta ajuda a criar um ambiente sofisticado e de profissionalismo.

Outra vantagem da utilização desta cor é que se cria uma intimidade sensitiva no paciente. O que facilita o estabelecimento de uma relação próxima entre este e o dentista.

Clínica odontológica – com predominância da cor vermelha

A cor vermelha representa a vibração e transmite energia. É recomendada unicamente para alguns detalhes da recepção da clínica odontológica

A cor vermelha deve ser evitada em paredes ou móveis. Em excesso essa o vermelho pode causar uma sensação de cansaço e vir a intimidar o paciente.

Clínica odontológica – com predominância da cor laranja

Atualmente é uma das cores mais utilizadas nas paredes da recepção. É considerada moderna e acolhedora.

Esta cor proporciona otimismo e confiança tanto nas paredes como na decoração das clínicas odontológicas. É a cor ideal para fazer com que os pacientes se sintam bem-vindos e confortáveis.

Clínica odontológica – com predominância para a cor amarela

A cor amarela simboliza a alegria. É excelente para alegrar os pacientes e lhes transmitir positividade.

Seria muito válido colocar alguns acessórios de decoração de clínicas odontológicas usando esta cor. Pode ser aplicado a uma única sala especial ou em paredes e móveis.

Amarelo é uma cor que de grande luminosidade. Traz claridade e brilho ao ambiente do consultório.

Clínica odontológica – com predominância para a cor marrom

As cores da terra, café ou ocres estão muito relacionadas com a transmissão de uma imagem de calor e bem-estar. Trata-se de uma tonalidade que diz respeito ao caráter pessoal e cria inúmeras sensações no paciente.

Esta cor, no entanto, suscita diversas opiniões. Algumas pessoas pensam que transmite energia, positividade e comodidade. Para outras, porém, é triste, apagada e sem interesse.

Concluindo

Tons mais claros, como o bege e a cor de areia, não são recomendados para uma clínica odontológica.
Isto porque transmitem falta de vivacidade ou a necessidade de brilho para equilibrar o design.

Evidente que há uma grande variedade de cores que podem trazer harmonia e aparência agradável a uma clínica de sucesso. O gosto de cada pessoa tem também de ser levado em conta.

Lembre-se: não é necessário limitar-se às cores mais básicas.
Agora é possível ir mais longe graças aos progressos do design!

Fonte: Dentaleader

 

 

Deixe uma resposta