Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Colesterol HDL alto demais pode representar um risco

    O excesso do chamado “bom colesterol” pode aumentar o risco de ataques cardíacos e morte, de acordo com um estudo apresentado no dia 25 de agosto de 2018, na conferência da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Munique.

    A lipoproteína de alta densidade (HDL) é amplamente considerada como um colesterol “bom” porque ajuda a impedir que as artérias sejam bloqueadas, transportando outras formas de colesterol do sangue e das paredes dos vasos sanguíneos para o fígado e para fora do corpo. Estudos anteriores associaram baixos níveis de colesterol HDL a artérias obstruídas e doenças cardíacas. Já os efeitos dos níveis excessivos de HDL são menos compreendidos.

    Metodologia

    Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Emory, orientados pelo Dr. Marc Allard-Ratick, autor do estudo e médico hospitalista da Escola de Medicina da Universidade Emory, estudaram os níveis de colesterol e o risco de ataque cardíaco e morte em 5.965 pessoas. A maioria dos participantes tinha doença cardíaca e idade média de 63 anos.

    Os pesquisadores usaram essas informações para dividir os participantes em cinco níveis de HDL, classificados de baixo a alto:

    • Menos de 30 mg/dl (0,78 mmol/L)
    • 31-40 mg/dl (0,8-1 mmol/L)
    • 41 a 50 mg/dl (1,1-1,3 mmol/L)
    • 51-60 mg/dl (1,3-1,5 mmol/L)
    • Maior que 60 mg/dl (1,5 mmol/L)

    Após quatro anos, 769 participantes do estudo morreram de ataque cardíaco ou de doença cardíaca. Os resultados produziram uma curva em forma de U, mostrando aqueles com baixos níveis de HDL e níveis muito altos em risco de morte. Um nível de HDL maior que 60 mg/dl acarretou um risco quase 50% maior de morrer de um problema cardíaco quando comparado àqueles com níveis entre 41 e 60 mg/dl.

    Os resultados espelham as descobertas de um estudo publicado no início deste ano no European Heart Journal[1], que indicou similarmente que altos níveis de HDL estavam associados a doenças cardíacas e ao risco de morte.

    Mais pesquisas são necessárias para descobrir o que está por trás dessa associação paradoxal.

    HDL muito alto: sinal de alerta

    Allard-Ratick explicou que os resultados são importantes porque contribuem para aumentar evidências de que níveis muito elevados de colesterol HDL podem não ser protetores, e porque, ao contrário de muitos outros dados disponíveis até o momento, este estudo foi principalmente em pacientes com doença cardíaca estabelecida.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema