Descubra como o CRM odontológico pode te ajudar na retenção de clientes!
No sucesso da gestão de uma clínica ou consultório odontológico, a retenção de pacientes é um dos pilares para a garantia de estabilidade e crescimento do negócio. Manter pacientes fiéis e engajados é um desafio, mas também é fator indispensável.
Pacientes engajados consomem mais produtos e serviços na sua clínica ou consultório odontológico, elevando o ticket médio do seu negócio e criando novas possibilidades para seu negócio.
No processo de retenção, um sistema de CRM odontológico pode ser um ótimo aliado. Utilizando-o de uma maneira eficiente, é uma ferramenta poderosa que muda a forma como você se relaciona com seus pacientes.
Neste artigo, você entende como o uso de um CRM pode ajudar seu consultório ou clínica odontológica na retenção de clientes. Continue sua leitura e confira!
Relembrando: o que é um CRM?
Se você acompanha o blog da Dentalis, já deve saber o que é um CRM! Para ler um dos conteúdos que falamos sobre o tema, clique aqui!
O CRM (Gerenciamento do Relacionamento do Cliente) é uma ferramenta que centraliza todas as informações relevantes do seu paciente em um único lugar. Ele permite que você administre o relacionamento com o cliente de uma maneira mais eficaz, personalizando seu atendimento e contato com o paciente.
Mais do que um simples banco de dados, um CRM bem utilizado pode ser muito importante para transformar um contato pontual em uma relação a longo prazo.
A utilização de um CRM odontológico faz diferença na saúde de um negócio de sucesso
Agora que você já sabe o que é um CRM e como ele pode ser relevante no seu negócio, entenda como a utilização dessa ferramenta pode ajudar seu negócio na retenção de clientes!
Comunicação proativa e personalizada
Pacientes esquecem de consultas, acompanhamentos ou revisões periódicas, isso acontece em qualquer meio da saúde. Ter uma linha de comunicação constante com o paciente é fundamental para evitar esse esquecimento. Um bom diálogo é uma das chaves para a retenção de sucesso do seu paciente.
Esteja presente na memória do seu paciente, sempre o lembrando de consultas ou retornos importantes. Quando o uso do CRM é vinculado com uma ferramenta de automatização de mensagens, por exemplo, você pode enviar lembretes personalizados via e-mail, SMS ou whatsapp.
Ajudando a recuperar os leads perdidos
A perda de leads durante sua jornada no funil de vendas é algo que acontece com qualquer empresa, não será diferente com seu consultório ou clínica. Com a utilização estratégica de um CRM odontológico, é possível compreender o motivo da perda dos leads e recuperar o ROI investido no mesmo.
O CRM é uma ferramenta essencial para gerenciar as interações com os clientes em todas as etapas do funil. Armazenando os dados sobre cada lead, como histórico de contato, interesses e motivos da perda, é possível:
- Identificar padrões: analisando os dados, entenda os principais motivos que levam os leads a abandonarem o processo de compra.
- Segmentação da audiência: é possível criar segmentações de leads com características semelhantes, facilitando a criação de campanhas de remarketing, por exemplo.
- Acompanhe o desempenho: as campanhas de remarketing podem ser analisadas pelo time de marketing, permitindo mensuração e otimização das estratégias utilizadas.
A recuperação de leads perdidos é um trabalho em equipe. A colaboração entre o time de vendas e o time de marketing é fundamental para o sucesso dessa estratégia. Essa união pode acontecer em momentos relevantes, alguns deles podem ser:
- Definição da persona;
- Criação de conteúdo personalizado;
- Campanhas de e-mail segmentadas;
- Campanhas de remarketing nas redes sociais;
- Análise dos resultados.
A perda de leads pode acontecer por diversos motivos. Eles podem ter dúvidas sobre o produto oferecido pela clínica, não responder seus contatos ou abandonar o produto no carrinho e esquecer dele.
Ao compreender as razões pelas quais os seus leads estão sendo perdidos, você terá os dados necessários para desenvolver estratégias mais assertivas visando evitar a perda de novas oportunidades.
O CRM odontológico ajuda a identificar novas oportunidades de venda
Quando bem utilizado, os dados fornecidos pelo CRM permitem que o gestor identifique oportunidades para tratamentos complementares.
A tática de cross-sell (a venda cruzada) é uma estratégia de venda que consiste na oferta de produtos ou serviços complementares visando melhorar a experiência do cliente. Quando você faz uma venda ou oferece um serviço que satisfaz o cliente, é possível aumentar o valor vitalício do cliente, além de consolidar o seu relacionamento.
Por exemplo: se um paciente realizou um clareamento dental, é possível propor tratamentos estéticos e preventivos relacionados com esse tratamento.
Quando você oferece tratamentos complementares, consegue reter o paciente por mais tempo, além de aumentar o ticket médio investido por cada cliente em seu consultório. Além disso, é possível economizar no investimento necessário para conquistar novos clientes.
O CRM é ponto central na retenção de pacientes
Você sabia que o CRM também auxilia na fidelização de um paciente com o seu consultório? Que tal conferir mais informações sobre este assunto? É só clicar aqui para ler nosso artigo especial.
O software de gestão da Dentalis, especialmente desenvolvido para atender as necessidades de clínicas e consultórios odontológicos, já conta com a funcionalidade de CRM!
Conheça todas as funcionalidades disponíveis em nosso software e como elas podem auxiliar na gestão do seu negócio. Clique aqui para falar com nosso time de especialistas. Estamos te esperando!