Como fidelizar seus pacientes (dicas)
No âmbito das clínicas odontológicas, a fidelização de clientes deve ser uma das prioridades máximas. Conseguir que as pessoas que vêm frequentemente a sua clínica permaneçam e a recomendem tem de ser um objetivo tão importante como atrair novos pacientes.
Um dos aspectos principais para que a sua clínica odontológica obtenha êxito será, evidentemente, a qualidade dos serviços ofertados.
Além da equipe de profissionais da clínica, que tratam os problemas de saúde dental do paciente, a tecnologia e a qualidade dos materiais utilizados são fundamentais.
Neste sentido, a satisfação dos pacientes com os cuidados recebidos é um requisito indispensável para conseguir a sua fidelização, já que se terá um paciente que não só vem regularmente à clínica odontológica, mas que também falará bem da sua clínica ou consultório nos seus círculos mais próximos.
No entanto, embora estes fatores sejam vantajosos, por vezes é necessário dedicar tempo a outros tipos de ações que darão a sua clínica o impulso de que precisa. Neste artigo são apresentadas algumas dicas que poderão ser úteis para a fidelização de seus clientes.
Cartas de boas-vindas e agradecimento
Uma boa ideia para fazer com que seus clientes permaneçam fieis é escrever uma pequena carta de boas-vindas para cada novo paciente, assim como outra de agradecimento no final de um tratamento odontológico. Pode ser tanto pela via digital (e-mail) ou carta convencional.
É um detalhe que pode surpreender, já que, atualmente, poucos dentistas dedicam tempo a este tipo de comunicação. Trata-se de um método fácil, direto e que pode ser complementado com pequenos presentes como por exemplo um bônus promocional numa próxima visita, uma foto com a equipe profissional do consultório ou um convite para uma palestra educativa sobre saúde e higiene dental.
Se preferir um presente mais convencional, pode optar por uma bolsa de viagem personalizada com a logomarca da sua clínica, que contenha uma escova, pasta de dentes e fio dental para lembrar aos seus pacientes a importância da adoção de uma rotina correta de limpeza dental.
Prestar um atendimento adequado e personalizado
Em segundo lugar, mas não menos importante, uma pessoa decidirá sempre voltar ao seu consultório se lhe for prestado um bom serviço. Como referido no início deste artigo, além da qualidade dos tratamentos, é essencial tratar os pacientes que lhe visitam com um grande sorriso e criar um ambiente agradável, no qual se sintam confortáveis.
Além disso, outro truque simples e eficaz é chamar sempre os pacientes pelo seu nome. Psicologicamente, as pessoas sentem assim que o atendimento prestado foi mais próximo e pessoal.
Outro aspecto que inspira confiança é a pontualidade. Geralmente, as pessoas detestam esperar em filas intermináveis e que o especialista não tenha organizado bem a sua agenda. Assim, cuidar da organização e levar em conta quanto tempo pode demorar uma consulta são fatores essenciais para não fazer o paciente seguinte ter de esperar demais para ser atendido. Por outro lado, para amenizar a espera, é importante dispor de revistas ou artigos de interesse na sala de espera.
Atividades para crianças
Pensando nas crianças (e nos seus pais), há também uma série de ações que poderão contribuir para que gostem da sua experiência no dentista e voltem a visitá-lo.
As crianças irão gostar de receber um diploma no final do tratamento ou de ter a opção de fazer um desenho para pendurar no gabinete e/ou publicar no Facebook. É um processo criativo com o qual irão se divertir e esquecer a imagem típica de medo associada à visita ao dentista.
Além disso, se complementarmos este diploma com pequenos decalques autocolantes ou marcadores de páginas… ficarão loucos por voltar à sua clínica! Crianças adoram esse tipo de coisas.
Presença nas redes sociais
Para uma clínica odontológica, as redes sociais possibilitam manter o contato com os pacientes ao longo do tempo, lembrando-os que podem contar com pronto atendimento na próxima vez em que necessitem dos serviços de um dentista. Além disso, os usuários podem interagir e compartilhar as publicações dos perfis sociais da clínica, o que contribui para que outras pessoas possam também conhecer o estabelecimento, seu corpo funcional e serviços prestados.
Cartões personalizados
Por último, um aspecto que os pacientes valorizam é a disponibilização de cartões com o registro de consultas futuras. É um elemento corporativo que mostra seriedade e organização. É muito importante transmitir aos pacientes a importância de fazer revisões periódicas, mesmo que ainda faltem meses para a próxima consulta.
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