Composto inovador com nanofibras é aprovado pelo FDA

novapro

O Food and Drug Administration aprovou recentemente o NovaPro Flow composto para o mercado dos Estados Unidos. O novo composto mostrou-se significativamente mais forte do que outros materiais disponíveis no momento. Ele foi desenvolvido utilizando nanofibras de fosfato de cálcio que melhoraram a resistência e garantem maior longevidade dos produtos para obturação dentária.

O NovaPro Flow é um composto fluido que pode ser injetado em uma cavidade e curado sob luz azul dentro de 20 segundos. Testes intensivos durante o processo de aprovação pela FDA demonstraram que o NovaPro Flow tem maior resistência à flexão e resistência a aderência de micro tração e menor estresse de contração que seus principais concorrentes, o que indica que ele tem um período de vida mais longo.

“Fibras de fosfato de cálcio são nanofibras microscópicas que têm sua força em proporção inversa ao seu diâmetro. Isso significa que, se o diâmetro da nanoestrutura encolhe 100 vezes, a força pode aumentar dez vezes – basicamente, à medida que as fibras são mais finas, elas se tornam mais fortes”, explicou Hao Li, presidente da Nanova Biomaterials, uma empresa especializada em pesquisa de nanotecnologia e fabricante de produtos de odontologia que desenvolveu o NovaPro Flow em colaboração com pesquisadores da Universidade de Missouri.

Agora, a equipe está aguardando para receber a aprovação da FDA na obtenção de mais biomateriais baseados em nanofibras, incluindo compósitos odontológicos universais e parafusos ortopédicos.

Deixe uma resposta