Crescem os números de casos de câncer de língua
A prevalência do câncer de língua aumentou nos Estados Unidos desde a década de 1980, tanto em homens quanto em mulheres. As razões para essa tendência são desconhecidas, mas novo estudo publicado no Journal of Clinical Oncology verificou que as condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, aumentam o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.
Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais significativas em pessoas com mais de 65 anos.
Aumento do número de casos de câncer de língua
O estudo, que analisou dados de mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos, descobriu que pacientes com presença de condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, apresentaram um risco 5,8 vezes maior de desenvolver câncer de língua do que pessoas sem essas condições. Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais fortes em pessoas com mais de 65 anos.
Os pesquisadores também descobriram que as condições inflamatórias da língua precedem frequentemente o diagnóstico de câncer de língua em pelo menos cinco anos. Isso sugere que as condições inflamatórias da língua podem ser um marcador precoce de risco de câncer de língua.
Os autores do estudo concluem que os profissionais da saúde devem considerar encaminhar pacientes com condições inflamatórias da língua para especialistas para vigilância do câncer oral.
Concluindo
O estudo fornece evidências de que as condições inflamatórias da língua podem ser um fator de risco para o câncer de língua. Os profissionais de saúde devem estar cientes dessa associação e considerar o encaminhamento de pacientes com condições inflamatórias da língua para o acompanhamento e vigilância do câncer oral por especialistas.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Inflammatory Tongue Conditions and Risk of Oral Tongue Cancer Among the US Elderly Individuals, Inflammatory tongue conditions increase the risk of oral cancer