Crianças com deficiências necessitam de mais cuidados dentários

Um grupo de pesquisadores espanhóis realizou um estudo sobre a saúde oral em crianças com paralisia cerebral ou síndrome de Down e defende que é preciso reforçar e melhorar os tratamentos dentários deste tipo de pacientes. Esses cientistas acreditam que para isso é necessário os profissionais de Odontologia estejam atualizados com esses conhecimentos para que consigam responder de melhor forma às necessidades destes pacientes, que frequentemente têm uma maior incidência de cáries dentárias e problemas gengivais.

Os pesquisadores realizaram uma revisão da literatura médica e compararam a saúde oral de crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down com a saúde oral de crianças de um grupo controle.

Apesar de não haver consenso no que diz respeito à higiene oral, à saúde gengival e à incidência de cáries dentárias em crianças com deficiências, e pacientes com deficiências físicas ou psíquicas, a maioria apresentava uma maior prevalência de patologias orais em todos os estudos revistos pelos pesquisadores.

O que o estudo revela

Além disso, o estudo revela que as crianças com paralisia cerebral têm mais probabilidades de ter cáries dentárias em comparação com crianças sem qualquer tipo de deficiência. As crianças com síndrome de Down, por sua vez, não têm uma taxa de cáries dentárias mais elevada em relação ao grupo controle, mas os seus hábitos dentários, como o bruxismo, eram mais elevados do que nos grupos controle.

O estudo indica ainda que crianças com síndrome de Down apresentam mais frequentemente atrasos no desenvolvimento da sua dentição definitiva e que o trauma dentário é igualmente mais frequente em crianças com paralisia cerebral.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...