Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    De olho no futuro: Luz poderá vir a ser usada como analgésico

    Apesar do abuso das drogas opioides e das controvérsias sobre seus reais efeitos, esses medicamentos têm sido os preferidos nas receitas para pacientes que sofrem de dores severas.
     
    Agora, neurocientistas da Universidade de Washington (EUA) descobriram uma maneira de ativar os receptores opioides com luz, dispensando as controversas drogas.
     
    Rodopsina
     
    Em experimentos de laboratório e com cobaias (in vitro e in vivo), os pesquisadores ligaram a proteína rodopsina, que é sensível à luz, às partes principais dos receptores opioides, tornando esses receptores sensíveis à luz.
     
    A luz interage com os receptores nas células do cérebro, controlando a resposta dos neurônios à dor intensa sentida pelo corpo.
     
    Os experimentos também permitiram influenciar o comportamento dos animais de laboratório injetando os receptores no cérebro dos animais e, a seguir, usando luz em vez dos medicamentos para estimular uma resposta dos circuitos de recompensa.
     
    Luz como analgésico
     
    A esperança é que esses primeiros passos levem ao desenvolvimento de técnicas para usar a luz para aliviar a dor, algo que poderia levar a melhores drogas analgésicas e com menos efeitos colaterais.
     
    Várias outras pesquisas estão avançando no uso da luz como instrumento médico, sobretudo na área conhecida como optogenética.
     
    “É concebível que, com muito mais pesquisas, poderíamos desenvolver formas de usar a luz para aliviar a dor sem um paciente precisar tomar um medicamento analgésico com efeitos colaterais”, disse o Dr. Edward Siuda, principal autor do trabalho.
     
    Receptores opioides
     
    Mas, antes que isto seja possível, os cientistas estão tentando aprender formas mais eficazes para ativar e desativar as rotas dos receptores opioides nas células cerebrais.
     
    Trabalhar com luz, em vez de com drogas, torna muito mais fácil entender como os receptores funcionam dentro do complexo conjunto de células e circuitos no cérebro e na medula espinhal. Sobretudo porque a luz atinge apenas o ponto preciso a ser ativado, ao contrário das drogas, que se espalham por todo o corpo, ativando uma série de efeitos que complicam a chegada a conclusões.
     
    “Tem sido difícil determinar exatamente como os receptores opioides funcionam porque eles têm múltiplas funções no corpo,” explica o Dr. Bruchas. “Estes receptores interagem com as drogas analgésicas chamados opiáceos, mas eles também estão envolvidos na respiração, são encontrados no trato gastrointestinal e desempenham um papel importante na resposta de recompensa.”

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...