Dente do siso inchado, o que fazer?
Você acorda pela manhã e nota seu dente do siso inchado, como resolver esse problema?
A Inflamação do siso (pericoronarite) é um processo inflamatório do tecido da gengiva.
É mais comum nos dentes inferiores e geralmente acontece em torno dos dentes do siso, o terceiro e último conjunto de molares que a maioria das pessoas apresenta no final da adolescência ou até por volta dos 20 anos.
Causas
O siso inchado (pericoronarite) pode se desenvolver quando os dentes do siso erupcionam apenas parcialmente (rompem a gengiva).
O crescimento de tecido mole sobre um dente do siso parcialmente erupcionado é chamado de opérculo.
As bactérias podem ficar presas sob o opérculo.
Isso abre uma brecha para que as bactérias adentrem o tecido gengival no entorno do dente e causem infecção e inchaço.
Restos de comida, bactérias ou placas, uma película bacteriana que permanece nos dentes depois das refeições, também podem ficar presos sob a gengiva.
Esse acúmulo pode irritar a gengiva e levar à pericoronarite.
Em casos graves, o inchaço e a infecção podem se estender além da mandíbula, atingindo as bochechas e o pescoço.
Fatores de risco
Condições que elevam o risco para a inflamação do dente do siso (pericoronarite):
Idade na casa dos 20 anos;
Infecção do trato respiratório superior;
Estresse emocional;
Má higiene bucal.
Sintomas
Os sintomas da pericoronarite podem ser agudos (curto prazo) ou crônicos (contínuos).
Os sintomas agudos incluem:
Dor;
Inchaço no tecido da gengiva (causado por acúmulo de líquido);
Liberação de pus;
Dificuldade em abrir a boca e a mandíbula, também chamado de trismo;
Dor ao engolir;
Febre;
Perda de apetite;
Infecção;
Submandibulares inchados devido a gânglios linfáticos no pescoço.
Diagnóstico
Seu dentista irá examinar seus dentes do siso para ver como eles estão nascendo e determinar se eles estão parcialmente erupcionados. Podem ser solicitados exames de raio-X periodicamente para determinar o alinhamento dos dentes do siso.
Seu dentista também observará quaisquer sintomas, como inchaço ou infecção, e verificará a presença de um retalho de gengiva ao redor do dente do siso.
Tratamento de pericoronarite
A pericoronarite pode ser tratada pelo seu dentista, endodontista, periodontista ou odontopediatra.
Os tratamentos para pericoronarite incluem:
Higiene oral/irrigadores e enxágues bucais: se a pericoronarite estiver em uma área pequena e não se espalhar, o tratamento pode ser enxaguar a boca com água morna e sal. Seu dentista pode remover restos de comida ou bactérias, acompanhado de uma lavação oral. Você precisará certificar-se de manter a aba da gengiva livre de qualquer alimento preso;
Remédio para dor: Seu dentista poderá lhe prescrever um medicamento para a dor como um anti-inflamatório adequado ao caso;
Antibióticos: Se seu dente, mandíbula e bochecha estiverem inchados e doloridos, consulte seu dentista imediatamente. Eles podem tratar a infecção com antibióticos;
Pequena cirurgia para remover o opérculo: se a dor e a inflamação forem intensas, ou se a pericoronarite recorrer, pode ser necessário fazer uma cirurgia bucal para remover a gengiva ou o dente do siso. Seu dentista pode fazer o encaminhamento adequado para o cirurgião oral e maxilofacial. Um laser de baixa intensidade pode ser usado para reduzir a dor e a inflamação associadas à pericoronarite.
Extração: Se um dente do siso ainda não pode nascer normalmente, seu dentista poderá recomendar uma cirurgia para removê-lo. Seu dentista pode recomendar que você extraia os dentes do siso superior e inferior para evitar que o dente superior morda a gengiva e cause outra infecção.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Pericoronitis: treatment and a clinical dilemma, Trismus, Pericoronitis, An Insight into Acute Pericoronitis and the Need for an Evidence-Based Standard of Care, Pericoronitis