Dentes decíduos: devem ou não ser tratados?
É um dos maiores equívocos no que diz respeito à saúde oral aquele que afirma: os dentes de leite não merecem grandes cuidados e atenção, uma vez que, de qualquer forma, irão cair.
Dentes decíduos precisam sim receber atenção e tratamento adequados.
O alerta foi dado por um artigo publicado no The New York Times, que indica que a falta de cuidados de higiene oral na infância pode ser o desencadeador de problemas de saúde oral pelo resto da vida de um paciente.
De acordo com um estudo recentemente publicado pelo Centers for Disease Control and Prevention, relativo a dados dos Estados Unidos, quase um quarto das crianças entre os dois e os cinco anos têm cáries dentárias, problema que tem sido ignorado pelos pais das crianças que, de forma errada, ainda acreditam que, por serem dentes temporários, não merecem tantos cuidados.
O artigo revela que o problema é crescente e deve ser olhado com atenção pelos profissionais do setor, que devem investir na consciencialização dos seus pacientes.
O risco do desenvolvimento de abcessos
Para justificar o problema, a publicação cita um estudo publicado pelo Journal of Dental Research em 2002 que alertava para o fato das crianças em idade pré-escolar com cáries nos dentes decíduos terem maiores probabilidades de vir a desenvolver cáries dentárias na dentição permanente. A isso soma-se o fato da saúde oral de uma criança de cinco anos ajudar a prever o que será a sua saúde oral por exemplo aos 26 anos, especialmente em crianças em situação de vulnerabilidade social, segundo o The New York Times.
Na verdade, se não for tratado, um dente de leite com uma cárie pode acabar por se tornando um abcesso. É importante destacar que abcessos entre os anos de 2000 e 2008 levaram à morte de 67% das pessoas hospitalizadas nos EUA como consequência de uma infeção oral.
The post Dentes decíduos: devem ou não ser tratados? appeared first on Dentalis Software.