Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Descoberta ligação entre o microbioma da língua e o câncer de pâncreas

    O câncer de pâncreas é tipicamente uma forma agressiva da doença, com uma taxa de sobrevida de apenas 5 anos.
    Diagnosticar o câncer de pâncreas em seus estágios iniciais pode ajudar as pessoas a receber tratamento mais rapidamente, mas que tipo de teste funcionaria melhor?

    National Cancer Institute (NCI) –  – relatou que aproximadamente 1,6% dos adultos nos Estados Unidos receberão um diagnóstico de câncer no pâncreas durante sua vida.

    Eles também estimam que existiam 55.440 novos casos de câncer pancreático no país somente em 2018.

    O NCI observa que a taxa de sobrevivência de 5 anos para pessoas que foram submetidas a tratamento para câncer de pâncreas é de apenas 8,5%.

    Isso significa que é de extrema importância que os pesquisadores encontrem tratamentos mais eficazes e melhores formas de identificar a presença dessa forma de câncer em seus estágios iniciais.

    A importância do diagnóstico precoce

    O diagnóstico precoce do câncer de pâncreas pode ajudar a acelerar o acesso de uma pessoa ao tratamento adequado e aumentar a probabilidade de um resultado positivo.

    No entanto, como esse tipo de câncer apresenta poucos sintomas no seu início, ele pode ficar sem ser diagnosticado por um longo tempo.

    Microbiota da língua – ferramenta de diagnóstico

    Em um estudo recente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zhejiang , em Hangzhou, na China, investigou como a microbiota da língua humana poderia atuar como uma ferramenta de diagnóstico para o câncer de pâncreas.

    As descobertas dos pesquisadores – que eles relatam no Journal of Oral Microbiology – apontam para dizer diferenças nas populações bacterianas em línguas de pessoas saudáveis versus aquelas de pessoas com câncer pancreático em estágio inicial.

    Mudanças específicas nas bactérias orais

    Neste estudo, os pesquisadores trabalharam com 30 indivíduos que já haviam recebido o diagnóstico de câncer de pâncreas em seus estágios iniciais, bem como 25 indivíduos saudáveis que atuavam como grupo controle.

    Todos os participantes tinham entre 45 e 65 anos, não apresentavam outros problemas de saúde (incluindo problemas de saúde bucal) e nenhum tomava antibióticos ou qualquer outra classe de medicamento durante 3 meses antes do início do estudo.

    Os cientistas coletaram amostras de revestimento da língua de cada participante e, em seguida, usaram técnicas especializadas de sequenciamento de genes para analisar sua abundância bacteriana.

    Descobertas

    Após essa análise, a equipe descobriu que indivíduos com câncer de pâncreas tinham uma microbiota de língua muito diferente, em comparação com seus pares saudáveis. Especificamente, pessoas com câncer pancreático tinham baixos níveis de bactérias Haemophilus e Porphyromonas , mas altos níveis de Leptotrichia e Fusobacterium.

    “Embora mais estudos confirmatórios sejam necessários, nossos resultados se somam à crescente evidência de uma associação entre rupturas no microbioma e câncer pancreático”, observa o principal autor do estudo, Dr. Lanjuan Li.

    “Se uma associação entre as bactérias discriminatórias e o câncer de pâncreas for confirmada em estudos maiores, isso poderia levar ao desenvolvimento de novas ferramentas preventivas ou de diagnóstico precoce baseadas em microbiomas para a doença”, acrescenta.

    O sistema imunológico pode ser a chave do problema

    Quanto ao motivo pelo qual as pessoas com câncer de pâncreas podem ter um modelo distinto de microbioma oral, os pesquisadores especulam que o desenvolvimento de câncer no pâncreas pode afetar o sistema imunológico.

    Por sua vez, essas mudanças no sistema imunológico podem facilitar o crescimento de certas bactérias sobre outras.

    Determinar a ligação exata entre esta forma de câncer e o conteúdo do microbioma bucal exigirá mais pesquisas. No entanto, os cientistas esperam que o estudo atual os tenha colocado no caminho certo para desenvolver melhores ferramentas de diagnóstico e novas abordagens terapêuticas.

    Estudos existentes já sugeriram que existe uma conexão entre a saúde do pâncreas e a abundância bacteriana no intestino e que a comunicação entre os dois é estabelecida através do sistema imunológico.

    No entanto, esta é a primeira vez que os pesquisadores analisaram como as bactérias na língua de uma pessoa podem indicar a presença de câncer pancreático.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...