Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Descoberta promissora: substância que auxilia na regeneração da dentina

    Pesquisadores do King’s College, em Londres, na Inglaterra, divulgaram um estudo em que afirmam ter descoberto uma substância capaz de fazer dentes crescerem novamente sobre cáries ou lesões. A pesquisa foi publicada esta semana no periódico Scientific Reports.

    Os responsáveis pelo artigo perceberam que uma droga para o tratamento de Alzheimer em fase experimental chamada Tideglusib tinha como efeito colateral o estímulo ao crescimento da dentina.

    A simplicidade do método significa que poderia ser usado em diversas aplicações dentárias. O uso e a disponibilidade são relativamente simples, de acordo com o autor do estudo, Paul Sharpe, do King’s College de Londres. O Tideglusib, usado em ensaios clínicos como medicamento neurológico a fim de estimular o desenvolvimento de células cerebrais, estimulou os dentes a gerarem mais células-tronco na região exposta.

    Auxilia na formação da dentina

    No caso dos ensaios clínicos com pacientes de Alzheimer, o medicamento é administrado via oral de forma a combater mutações causadoras da doença. Ele se vale de proteínas tau, encontradas em neurônios e outras partes do corpo. Ao ser aplicado nos dentes, o Tideglusib impede uma espécie de proteína tau de desempenhar seu trabalho – impedir a formação de dentina.

    Em geral, só se formaria uma pequena camada de dentina sobre uma lesão. Mas, ao aplicar o Tideglusib na área, ele bloqueia a enzima que impede o crescimento da dentina, glicogênio sintase quinase (GSK-3), e a região toda acaba se curando.

    Os pesquisadores do King’s College colocaram o inibidor da enzima em esponjas biodegradáveis de colágeno e então as colocaram nos dentes de indivíduos onde cáries haviam se formado e descobriram que estas foram curadas sem obturações ou brocas.

    “Usar um medicamento já testado em portadores de Alzheimer dá uma oportunidade real para que este tratamento dentário logo chegue às consultórios”, comentou Sharpe em nota.

    Fonte: Scientific reports

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema