Descobertas Recentes: Saúde Bucal e Doenças intestinais estão Conectadas

Algumas descobertas recentes e bem interessantes confirmam que problemas de saúde bucal têm uma forte ligação com doenças inflamatórias intestinais (DII). E adivinha só? Uma dieta saudável pode ajudar!

Nosso microbioma oral está sendo cada vez mais estudado para entender como ele se relaciona com doenças inflamatórias intestinais. Um estudo colaborativo realizado por pesquisadores portugueses mostrou que a má saúde bucal, especialmente a doença periodontal, está ligada às DII.

Parceiros no Crime: DII e Má Saúde Bucal

Entre os pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, a prevalência de doença periodontal foi de 55,3% e 69,4%, respectivamente. É um dado chocante, pois 88,1% dos pacientes com DII precisaram de tratamento dentário, e 38,1% necessitaram de reabilitação protética.

Os pesquisadores também coletaram amostras de saliva e descobriram que os pacientes com DII tinham uma alta quantidade de Firmicutes e Bacteroidetes, bactérias que indicativas de um desequilíbrio no microbioma intestinal.

Um estudo separado do Rush University Medical Center, em Chicago, também analisou amostras de fezes e saliva de pacientes com DII ativa, outros com DII inativa e também de pessoas saudáveis. Não foi surpresa observar que os pacientes com DII ativa tinham um microbioma menos diversificado e eram mais propensos a ter doença periodontal grave.

David A. Johnson, MD, destacou que pode haver uma relação bidirecional entre a atividade da DII e as doenças periodontais; ou seja, a saúde bucal ruim pode influenciar e, ao mesmo tempo, ser influenciada pela DII.

A Importância da Dieta

Dois estudos se aprofundaram em como a dieta pode afetar o risco para o desenvolvimento de DII.
Pessoas que mantiveram uma dieta saudável e fizeram mudanças no estilo de vida tiveram uma redução de risco de aproximadamente 13% para a doença de Crohn ao longo de 20 anos.

Embora uma dieta saudável ajude a reduzir o risco da doença de Crohn, o consumo de laticínios não mostrou ligação com essa patologia, mas sim uma relação inversa com a colite ulcerosa, especialmente através do consumo de iogurte que age como elemento preventivo.

No geral, essas descobertas ressaltam a importância de avaliar a saúde bucal no tratamento da DII.
É muito importante instruir os pacientes sobre a importância de uma dieta saudável e o quanto a ausência de cuidados pode levar ao desenvolvimento da DII.

Os gastroenterologistas precisam também orientar seus pacientes sobre a importância de seguir uma dieta adequada e de uma boa saúde bucal com visitas regulares ao dentista, tanto para a prevenção quanto para o tratamento da DII.

Siga a Dentalis no Instagram @Dentalis_Software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fonte: In Treating IBD, Consider Diet and (Perhaps Surprisingly) Dentistry

Sugestões de leitura

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...