Dicas simples de como lidar com crianças impacientes no consultório

criança com medo de dentistaEste problema tem sido um dos temas preferidos de várias pesquisas científicas: como amenizar a ansiedade das crianças que precisam de tratamento odontológico? A verdade é que não conseguir tranquilizar pacientes bem jovens pode colocar em risco os tratamentos necessários, mas existem algumas dicas simples que podem tornar a seu consultório mais amigável e evitar que as crianças fujam da cadeira.

Invista algum tempo conversando com o paciente antes da consulta

Se você vai tratar uma criança que habitualmente fica ansiosa é importante falar com ela antes da consulta para mostrar que é uma pessoa normal e amigável e que não existe razão para ter nenhum receio. Importante que o profissional consiga estabelecer uma relação de confiança com o seu jovem paciente.

Reforço positivo

Ir ao dentista é uma experiência pouco familiar para a maioria das crianças, especialmente se for a primeira vez. Muitas crianças não sabem como agir, como se sentar ou como se comportar quando estão na cadeira do dentista. Procure comentar com a criança sobre a forma como ela vem se comportando durante o atendimento, reforçando assim comportamentos que se mostram adequados, fazendo ver a ela que tudo corre muito bem.

Distraia a criança

Qualquer odontopediatra está preparado para tranquilizar as crianças com truques ou brincadeiras. Decorar os consultórios com objetos coloridos, jogos e tvs sintonizadas em canais com desenhos animados também ajuda.

Dentalis Software – organização, eficiência e qualidade – tudo o que você quer para o seu consultório

Deixe uma resposta