Dismorfia dentária: a obsessão pelo sorriso perfeito

sorriso perfeitoChama-se dismorfia dentária e caracteriza-se por uma obsessão pelo sorriso perfeito e pela estética do sorriso, podendo chegar a ser prejudicial e a conduzir a tratamentos dentários desnecessários.

O retrato da doença é feito pela BBC, que relata o caso de Nicole Mowbray, de 32 anos, que decidiu submeter-se a tratamentos ortodônticos para obter o sorriso perfeito, acabando por sofrer várias consequências, como feridas e úlceras nas gengivas e na língua.

De acordo com a estação de televisão britânica existem vários sinais de alerta para a doença: “quem sofre de dismorfia dentária tem uma obsessão irracional com a aparência dos seus dentes” e vive angustiado por “um defeito físico menor”.

Comportamento de quem sofre de dismorfia dentária

Além disso, como explica a BBC, aqueles que sofrem da doença apresentam frequentemente comportamentos excessivos em relação ao defeito em questão e acreditam que os outros os tratam de maneira diferente devido a esse defeito.

Segundo a BBC, o mercado dentário movimenta em todo o mundo milhões em relação a tratamentos de cosmética dentária. “Alguns especialistas acreditam que a obsessão por ter um sorriso perfeito também tem fomentado a dismorfia dentária”.

Deixe uma resposta