Dispositivo de contato que tira o desejo por álcool
Pesquisadores da Aalto University estão desenvolvendo um dispositivo que tira o desejo por álcool em conjunto com outros tratamentos, como aqueles psicossociais e produtos farmacêuticos.
O novo dispositivo foi projetado para suprimir o desejo por álcool por meio de um toque agradável na pele que ativa as vias nervosas chamadas C-táteis. Por meio dessas vias, o estímulo atinge áreas do cérebro que estão intimamente ligadas ao desejo por álcool e outros vícios.
Juliana Harkki, diretora médica do projeto, afirma que o cérebro processa o toque no córtex tátil e o toque suave no cerebelo. “O sistema nervoso parassimpático é ativado por toques suaves e agradáveis, liberando dopamina e ocitocina, entre outras coisas. O toque também aumenta a tolerância ao estresse, e o estresse é um grande gatilho no alcoolismo. A ideia não é substituir a intimidade com outras pessoas, mas atuar de forma complementar ativando mecanicamente certas vias neurais”, explica a pesquisadora.
Uma solução única
O alcoolismo causa enorme sofrimento humano e custos econômicos. Segundo a OMS, o álcool causa cerca de três milhões de mortes por ano.
Globalmente, cerca de três quartos das pessoas com problemas de dependência do álcool não recebem tratamento, em parte devido ao estigma associado a ele e também devido às longas listas de espera. Aplicativos de monitoramento de álcool e suporte, como terapia comportamental, já estão disponíveis internacionalmente.
“O dispositivo que estamos desenvolvendo seria a primeira solução médica baseada em tecnologia“, diz Jukka Planman, gerente de comercialização da equipe.
Será de venda livre
Os pesquisadores esperam disponibilizar o dispositivo em farmácias sem receita médica. Isso o tornará adequado para pessoas que já tomaram a decisão de abandonar a dependência do álcool por conta própria. O dispositivo, desenvolvido no projeto de pesquisa hentoTouch, foi projetado para ser fácil e discreto de usar sob a roupa.
“Também estamos analisando com que frequência a ativação precisa ser feita e em que dosagem. É possível que o dispositivo não precise ser carregado, mas possa ser usado em casa, por exemplo”, diz Pauli Tuovinen, chefe de tecnologia da equipe.
Quem são os pesquisadores
Harkki é pesquisadora envolvida em doutorado com foco em neurociência translacional, enquanto Tuovinen estuda em sua pesquisa de doutorado a ativação de C-táteis usando métodos de engenharia biomédica, e Planman é um empreendedor de start-up. Os orientadores do projeto são o professor Francis McGlone que está visitando Aalto de Liverpool e estuda os efeitos do toque, o professor emérito de medicina e reabilitação Hannu Alho da Universidade de Helsinque e o neuropsicólogo Pekka Rapeli do HUS. Heikki Nieminen, professor de engenharia médica da Universidade de Aalto, atua como pesquisador principal do projeto.
‘A equipe de pesquisa identificou uma necessidade significativa para a qual eles têm uma solução baseada em pesquisas científicas. Se o projeto e a subsequente comercialização forem bem-sucedidos, a solução poderá melhorar o tratamento da dependência do álcool em todo o mundo’, diz Nieminen.
O dispositivo também será testado para tratar condições semelhantes, como vício em jogos de azar, bem como gerenciamento de estresse.
Um pedido de patente já foi registrado para o dispositivo.
O projeto também envolveu pesquisadores trabalhando em contato social, incluindo o professor Mikko Sams de Aalto e o pesquisador Ilkka Nissilä, e o professor Lauri Nummenmaa da Universidade de Turku. Sams é um consultor do projeto, e a equipe de pesquisa usará os resultados da pesquisa de Nissilä e Nummenmaa como parte da base científica.
O HentoTouch foi iniciado em 2021 pelo projeto NeuroBiodesign. O NeuroBiodesign é um projeto de inovação com foco em neuro, executado em conjunto pela rede Helsinki Brain & Mind e pelo programa Biodesign Finland. Envolve pesquisadores que acompanham de perto o dia a dia em hospitais em busca de problemas que podem ser resolvidos com tecnologia médica.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fonte: A skin-stroking device could help curb alcohol cravings