Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Doença gengival e Impotência: descoberta conexão

    O estudo, publicado no Journal of Periodontology , revela que homens com doença gengival severa apresentam probabilidade duas vezes maior de sofrer de impotência em comparação aqueles com dentes e gengivas saudáveis.

    O primeiro estudo desse tipo envolvendo uma população europeia examinou mais de 150 homens, e os pesquisadores foram capazes de determinar que três em cada quatro (74%) com disfunção erétil também apresentavam má saúde bucal.

    Em resposta aos resultados, a Oral Health Foundation, busca enfatizar as ligações entre o avanço das doenças gengivais e problemas em outras partes do corpo e acredita que os benefícios de cuidar melhor das gengivas podem ir muito além de uma boca saudável.

    O Dr. Nigel Carter OBE, CEO da Oral Health Foundation, afirma: “Por mais surpreendentes que possam ser esses resultados, pode ser um alerta para os homens começarem a prestar mais atenção a sua saúde bucal, particularmente suas gengivas.”

    “Nos últimos anos, as doença gengivais têm sido associadas a condições como diabetes, derrame e doenças cardíacas, mas um risco maior de impotência pode ser a gota d’água para os homens que relutam em gastar um pouco mais de tempo cuidando suas gengivas.”

    Só relembrando, a doença da gengiva acontece quando os tecidos que sustentam os dentes incham e ficam doloridos ou infectados. Não tratados nos estágios iniciais, a doença continuará a piorar e poderá resultar em perda dentária.

    Sinais de alerta

    Encontrar sangue na escova de dentes ou no creme dental após a escovação é um sintoma comum dessa condição. As gengivas também podem sangrar quando a pessoa se alimenta, deixando um gosto ruim na sua boca.

    “Felizmente, a doença da gengiva é uma doença totalmente evitável e tratável, mas evitá-la e reduzir o risco de baixo desempenho no quarto exige uma rotina de saúde bucal eficaz e consistente”, acrescenta o Dr. Carter.

    Prevenção é fundamental

    “Escovar os dentes com um creme dental com flúor regularmente, realizar limpeza entre os dentes com fio dental e escovas interdentais e manter visitas regulares ao dentista é a melhor maneira de evitar ou tratar doenças gengivais.”

    “É preciso um tempo relativamente pequeno para dar aos dentes e às gengivas o cuidado de que eles precisam e ficar longe de problemas que possam ser motivo de sofrimento.”

    Melhora da função erétil

    A pesquisa também informou que o tratamento da doença gengival, reduzindo a inflamação das gengivas, pode resultar em melhora da função erétil.

    Além de ser capaz de tratar qualquer sinal de doença da gengiva antes de se tornar um problema mais grave, visitas regulares ao dentista também podem remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, além de fazer a boca retornar a um estado saudável.

    Fonte: Martin A, Bravo M, Arrabal M et al. (2018) Chronic periodontitis is associated with erectile dysfunction. A case-control study in European population. Wiley: Journal of Clinical Periodontology. 2018;45:791-798 .

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema