Doentes renais com periodontite tem maior risco de mortalidade do que pacientes com gengivas saudáveis

periodontite
A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of Clinical Periodontology: os doentes renais com gengivite ou com periodontite têm um maior risco de morte do que os pacientes com doença renal com gengivas saudáveis.
 
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, revela que existe de fato uma ligação entre as duas doenças. Ian Chapple, especialista em Periodontologia e um dos autores do estudo, sublinha que a relação mostra que a saúde oral não se concentra apenas nos dentes, podendo gerar impacto em  outros partes do corpo.
 
“A boca é a porta de entrada para o resto do organismo, em vez de um órgão separado. É o ponto de acesso para que as bactérias entrem na corrente sanguínea através das gengivas”, comenta o pesquisador.
 
Os responsáveis pelo estudo agora publicado analisaram dados de cerca de 13 mil pessoas residentes nos EUA e descobriram que 861 dos participantes (6%) tinham doença renal crônica.
 
Depois, os cientistas procuraram analisar a conexão entre a periodontite e a mortalidade em pacientes com doença renal e compararam essa ligação com aquela entre a mortalidade e outros fatores de risco em pessoas com doença renal, como a diabetes.
 

Concluindo

Depois de ajustarem o estudo para os efeitos causados por outros fatores de risco, os cientistas descobriram que a mortalidade após 10 anos decorridos com a doença totalizava 32% em participantes com doença renal crônica sem periodontite e de 41% para os pacientes de doença renal com periodontite.
 
Além disso, a mortalidade no período de 10 anos em pacientes com doença renal crônica sem periodontite subia de 32% em pacientes não diabéticos para 43% em pacientes diabéticos.

Deixe uma resposta