Escovação dental diminui riscos de pneumonia entre pacientes hospitalizados
Novo estudo observou que pacientes hospitalizados que escovam seus dentes diariamente apresentaram redução das taxas de pneumonia adquirida em ambiente hospitalar.
A pneumonia hospitalar é uma infecção grave que pode ser fatal.
O estudo
O estudo, publicado na JAMA Internal Medicine, analisou os resultados de 15 ensaios clínicos randomizados que incluíram mais de 2.700 pacientes. Os pesquisadores descobriram que os pacientes que escovaram os dentes diariamente apresentaram um risco 24% menor de desenvolver pneumonia adquirida no hospital do que aqueles que não escovaram.
Os resultados foram especialmente significativos para pacientes em ventilação mecânica, que são um grupo de alto risco para pneumonia adquirida no hospital. Os pacientes em ventilação mecânica que escovaram os dentes diariamente tiveram um risco 40% menor de desenvolver pneumonia adquirida no hospital do que aqueles que não escovaram.
Os pesquisadores acreditam que a escovação dental diária ajuda a reduzir o risco de pneumonia adquirida no hospital, removendo as bactérias da boca. Essas bactérias podem viajar para os pulmões e causar infecção.
“A escovação regular dos dentes no hospital pode salvar vidas“, disse o autor principal do estudo, Michael Klompas, médico do Brigham and Women’s Hospital. “É raro encontrar algo tão eficaz e barato para prevenir a pneumonia adquirida no hospital.”
Concluindo
O estudo sugere que a escovação dental diária deve ser uma parte essencial dos cuidados de saúde para pacientes hospitalizados. Os pesquisadores recomendam que os hospitais implementem políticas e programas para garantir que todos os pacientes hospitalizados tenham acesso a escovas de dentes e pasta de dentes.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Association Between Daily Toothbrushing and Hospital-Acquired Pneumonia, Daily toothbrushing tied to lower rates of pneumonia among hospitalized patients