Escovas de dentes elétricas e os benefícios para a saúde bucal das crianças

Estudo recente publicado no International Journal of Pediatric Dentistry descobriu que as escovas de dente elétricas oscilantes-rotativas (OR) são significativamente mais eficazes do que as escovas de dente manuais na redução da placa bacteriana e da gengivite em crianças pequenas (de 3 a 10 anos).

O estudo

O estudo, realizado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Hebraica-Hadassah, acompanhou dois grupos de crianças durante quatro semanas: crianças de três a seis anos cujos pais escovaram os dentes decíduos e crianças de sete a 10 anos que escovaram os próprios dentes decíduos e permanentes. Cada grupo usou uma escova de dentes elétrica Oral-B Kids OR ou uma escova de dentes manual Júnior.

Resultados

Após o ensaio de quatro semanas, os pesquisadores descobriram que as crianças que usaram escovas de dente elétricas tiveram uma redução significativamente maior da placa bacteriana e da gengivite do que as crianças que usaram escovas de dente manuais.

Especificamente, as crianças de três a seis anos que usaram escovas de dente elétricas tiveram uma redução média de 55,7% na placa bacteriana em toda a boca e 34,3% na placa bacteriana na parte posterior da boca. As crianças de sete a 10 anos que usaram escovas de dente elétricas tiveram uma redução média de 94,5% na placa bacteriana em toda a boca e 108,4% na placa bacteriana na parte posterior da boca.

Além disso, as crianças de sete a 10 anos que usaram escovas de dente elétricas tiveram uma redução média de 14% na gengivite em toda a boca e 18,8% na gengivite na parte posterior da boca.

Concluindo

Os pesquisadores concluíram que as escovas de dente elétricas são uma opção mais eficaz para a higiene bucal de crianças pequenas. Eles observaram que as escovas de dente elétricas podem ser mais fáceis de usar para as crianças, pois não requerem a mesma quantidade de força ou coordenação motora.

“As crianças adoram usar escovas de dente elétricas”, disse o autor principal do estudo, o professor Avi Zini, da Universidade Hebraica-Hadassah. “Desde que as crianças utilizem as escovas de dente elétricas conforme as instruções do fabricante, os resultados deverão ser muito benéficos para a saúde bucal.”

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: A 4-week randomized controlled trial evaluating plaque and gingivitis effects of an electric toothbrush in a paediatric population

Sugestões de leitura

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...

Como manter a higiene bucal em dia sem escova dental?

Quem nunca se viu naquela correria do dia a dia ou de uma viagem, trilha na natureza ou mesmo em um dia em...