Estrogênio pode reduzir incidência de periodontite em mulheres após a menopausa
A terapia hormonal de estrogênio pode ajudar a reduzir a periodontite em mulheres na pós-menopausa. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica da North American Menopause Society e reforça a ideia de que o estrogênio pode ajudar a reduzir os efeitos de várias doenças, como aliás já havia sido estudado por outros cientistas.
O estudo agora publicado avaliou 492 mulheres na pós-menopausa, 113 das quais foram submetidas a tratamentos para a osteoporose e 379 não, e indica que as mulheres que receberam tratamentos sistemáticos de estrogênio durante seis meses e estrogênio e progesterona, cálcio e suplementos de vitamina D, tinham casos de periodontite menos severa do que as pacientes que não receberam tratamentos para a osteoporose.
De acordo com os resultados, a prevalência de periodontite severa revelou-se também 44% mais baixa nas mulheres que receberam tratamentos para a osteoporose, comparado aquelas que não receberam este tratamento.
Conclusão
“Este estudo demonstra que a terapia hormonal de estrogênio, que já se revelou eficaz na prevenção de perda óssea, pode também prevenir o agravamento das doenças orais e da gengiva. Todas as mulheres, e especialmente aquelas com baixos níveis de estrogênio ou que estejam fazendo um tratamento para a osteoporose à base de bifosfonatos, deveriam se submeter a tratamentos odontológicos como parte de um estilo de vida saudável”, defende JoAnn Pinkerton, Diretor Executivo da North American Menopause Society.
The post Estrogênio pode reduzir incidência de periodontite em mulheres após a menopausa appeared first on Dentalis Software.