Estudo à nível de nanoescala do esmalte dentário é motivo de grande expectativa

diagrama sobre o esmalte dentalEstudo à nível de nanoescala do esmalte dentário é motivo de grande expectativa

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, está estudando a estrutura do esmalte dentário a uma nanoescala. O objetivo? Entender melhor os processos que levam à sua dissolução e, consequentemente, ao desenvolvimento de cáries dentárias.

Considerando que as cáries resultam da dissolução progressiva do esmalte dentário, e tomando esse fato como ponto de início da pesquisa, os cientistas australianos iniciaram estudos desse processo utilizando uma nova técnica microscópica denominada de ‘atom probe tomography’.

“A estrutura do esmalte dentário humano é extremamente complexa e enquanto sabemos que o magnésio, o carbonato e os anões de fluoreto influenciam as propriedades do esmalte, os cientistas nunca conseguiram capturar a sua estrutura a uma resolução suficientemente elevada”, informa Julie Cairney, um dos autores do estudo.

Novidades no tratamento das cáries dentárias

De acordo com os pesquisadores que estão envolvidos no estudo, conseguir decifrar esta estrutura com maior exatidão poderá ajudar a desenvolver novos tratamentos contra as cáries dentárias e que previnam o desgaste do esmalte dentário. Além disso, esse conhecimento poderá ajudar a desenvolver novos estudos acerca sobre a forma como os dentes se remineralizam, permitindo criar modelos mais precisos para descrever o comportamento mecânico dos dentes.

Dentalis Software – a sua melhor escolha em software para odontologia

Deixe uma resposta