Estudo: água potável sem flúor eleva incidência de cáries

Fluoretação da água comunitária é uma questão de debate em todo o mundo. Enquanto ele é amplamente utilizado na América do Norte, muitos países europeus têm parado a prática. Devido a uma falta de investigação contemporânea sobre a cessação da fluoretação, no entanto, os pesquisadores no Canadá agora a investigam o seu impacto na experiência de cárie dentária e verificaram que as taxas de cáries aumentaram de dois para três anos após a cessação. O efeito foi mais evidente para os dentes primários.

No Canadá, fluoretação da água comunitária ocorre desde 1945. Hoje, quase 75 por cento da província canadense de Alberta tem um suprimento de água artificialmente fluoretado. No entanto, um número de municípios recentemente decidiu interromper a fluoretação da água, incluindo Calgary, que parou de fluoretar o suprimento de água em maio de 2011 depois de vinte anos.

Em um estudo publicado recentemente, pesquisadores da Universidade de Calgary, por conseguinte, compararam alterações com experiência na cárie em escolares em Calgary com aqueles em Edmonton, que fluoretam a água comunitária desde 1967.

A análise dos dados

Na análise dos dados dos anos escolares de 2004/2005 e 2013/2014, os pesquisadores observaram um aumento global em cáries em ambas as cidades, mas a magnitude absoluta do aumento foi maior em Calgary. Em sua análise, os pesquisadores incidiram sobre superfícies delicadas do dente, onde o fluor é mais susceptível em ter um impacto.

O estudo intitulado “Medindo o impacto a curto prazo da cessação da fluoretação em cárie dentária no Grau 2 crianças usando índices da superfície do dente”, foi publicado on-line em 17 de fevereiro na revista Community Dentistry and Oral Epidemiology antes da versão impressa.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...