Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Estudo conclui: Leite ajuda a prevenir manchas nos dentes

    Bebidas como chá preto, café, coca-cola e vinho tinto podem descolorir a superfície dos dentes. No entanto, pesquisadores da Universidade de Alberta podem ter encontrado uma solução para o problema – pelo menos para os amantes do chá lá fora. Para testar o efeito do leite nas propriedades da coloração de chá, eles descobriram que ele reduziu significativamente a capacidade do chá de escurecer os dentes e mostrou-se ainda mais eficaz do que pastas de dentes branqueadoras na prevenção de manchas de chá.
     
    “Chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, e a maneira como ele é processado, afeta o modo como os dentes ficam manchados. Quanto mais o chá é processado ou oxidado, maior serão as suas propriedades tintoriais”, explicou a Dra. Ava Chow, uma professora assistente da Faculdade de Odontologia da Universidade.
     
    A fim de investigar o efeito que o leite tem nas propriedades de coloração do chá, Chow e um grupo de alunos utilizaram dentes humanos extraídos de amostras. Após a determinação e a gravação da cor natural dos dentes, eles os expuseram a um processo de coloração que envolveu ambos, uma solução de chá ou uma solução de chá com leite por 24 horas a uma temperatura de 37 °C.
     
    Dentes que tinham preenchimentos, sinais de cáries dentárias, ou evidentes fissuras ou fraturas foram excluídos do estudo.
     
    Conforme relatado on-line no site da universidade, os resultados mostraram que a caseína, a principal proteína do leite, tem a capacidade de ligar os taninos, que são compostos hidrossolúveis que são em grande parte responsáveis pelas propriedades de coloração do chá.
     
    “A magnitude da alteração da cor observada em nossos experimentos é comparável à mudança de cor vista com clareamento de produtos e é mais eficaz do que pastas de dentes branqueadoras”, Chow observou.
     
    Embora os resultados do estudo sejam convincentes, Chow concluiu que a cultura e o contexto social do consumo de chá devem ser consideradas geralmente antes da recomendação de beber chá com leite. “Algumas culturas podem recusar a adicioná-lo e outras só beberem chá com leite”, ela comentou.
     
    O estudo, intitulado “Prevenção de Manchas Dentais Extrínsecas Induzidas por Chá”, foi publicado em novembro de 2014 em artigo da International Journal of Dental Hygiene.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...