Qual a melhor forma de evitar câncer de boca?

evitar câncer de bocaEvitar câncer de boca requer medidas simples. O uso frequente do fio dental e idas regulares ao dentista diminuem grandemente os riscos para o desenvolvimento do câncer bucal.

Estas são as conclusões apresentadas em 31 de março de 2019, na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR).

No novo estudo, os pesquisadores analisaram os comportamentos de higiene bucal de pacientes que foram diagnosticados com câncer de boca. Isto no período entre 2011 e 2014 na clínica de ouvido, nariz e garganta no Comprehensive Cancer Center da Ohio State University. Os comportamentos desses pacientes foram comparados aos de outros sem câncer que compareceram a mesma clínica.

Os pacientes do estudo responderam a uma pesquisa sobre a frequência do uso do fio dental e idas ao dentista. Também foram questionados quanto as suas práticas sexuais e consumo de álcool ou cigarro. Observa-se um aumento da incidência de câncer bucal mundo afora como já alertamos neste post anterior do blog Dentalis.

Má higiene dental – risco aumentado de câncer bucal

O foco do trabalho foi a busca de fatores que contribuam para evitar câncer de boca.

O câncer oral pode ser dividido em duas categorias. Aqueles relacionados ao papilomavírus humano sexualmente transmissível (HPV) e aqueles que não o são. Isto segundo o principal autor do estudo, Jitesh Shewale, especialista com pós-doutorado na Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, em Houston.

Foram considerados fatores como idade, sexo, status socioeconômico e raça. Os pesquisadores fizeram algumas descobertas interessantes. Pessoas orais negativas para o HPV que haviam ido ao dentista menos de uma vez por ano tinham quase o dobro do risco de desenvolver câncer bucal do que aquelas que iam uma vez por ano ou mais.

Pessoas orais negativas para o HPV, que usavam fio dental menos de uma vez por dia, tiveram mais que o dobro do risco para o desenvolvimento do câncer bucal quando comparadas aquelas que usaram o fio dental com maior frequência.

Em resumo, a má higiene bucal se mostrou ligada ao aumento do risco de câncer oral não HPV.

Não encontrou-se uma associação entre a má higiene bucal e câncer oral em quem também apresentava HPV oral positivo.

Os pesquisadores acreditam que o microbioma oral é importante na relação entre higiene bucal e o risco de câncer.

Uma boa higiene dental é uma das formas mais eficazes de evitar câncer de boca, segundo a pesquisa.

Localização dos cânceres orais – variação

Em pesquisas anteriores, cientistas da mesma equipe descobriram evidências de que “práticas inadequadas de higiene bucal causam uma mudança no seu microbioma oral”, disse Shewale à Live Science. Essa mudança “promove a inflamação crônica e pode levar ao desenvolvimento de cânceres”.

Os cânceres orais positivos para HPV afetam principalmente a base da língua e a região das amígdalas. Os cânceres HPV negativos afetam principalmente as cavidades orais. Essas são mais afetadas pela doença em decorrência da má higiene bucal.

O outro lado

Denise Laronde, professora associada da escola de Odontologia da University of British Columbia que não participou do estudo, disse que a nova pesquisa era “interessante”, mas acrescentou que ainda é cedo para tirar conclusões definitivas. O estudo mostra que uma boa higiene dental pode evitar câncer de boca. Porém, não apresentou uma relação direta de causa e efeito, alerta ela.

Segundo Laronde “muitas vezes as pessoas consideram sua saúde bucal desvinculada do resto do corpo”, afirmou à Live Science.

“Mas muitas doenças sistêmicas se refletem na saúde bucal e vice-versa.”

Cuidados com a higiene bucal – como evitar câncer de boca

Esta nova pesquisa reforça a importância do uso do fio dental como uma das formas de evitar câncer de boca. “Todos sabemos que as pessoas dizem usar o fio dental muito menos do que realmente o fazem”, afirmou a cientista.

O uso regular e frequente do fio dental é importante não apenas para a manutenção da saúde dos dentes. Mas também para a garantia e saúde geral com reflexos em todo o corpo.

Técnicas de uso – dicas para pacientes

Fio dental

  • Enrole aproximadamente 40 cm de fio ao redor dos dois dedos do meio. O fio restante pode ser fixado em torno dos dedos preferidos da outra mão. Segure firmemente o fio entre os dedos polegares e indicadores. Isso ajudará a liberar os dedos polegares e indicadores, pois são esses dedos que manipularão o fio dental. Dividir as duas tarefas – segurando e trabalhando a corda – facilita o uso do fio dental.
  • O fio dental deve ser manobrado entre os dentes com um movimento de fricção suave e curvado. Isto até que o fio atinja a linha da gengiva. Deslize o fio suavemente entre a gengiva e o dente.
  • O fio dental deve ser segurado firmemente contra o dente. Esfregar ao longo da sua superfície com um suave movimento para cima e para baixo. Isso deve continuar até que o lado de trás do último dente seja alcançado. Siga este processo para os dentes restantes.
  • Uma nova seção do fio dental deve ser usada quando a placa se acumular nele.

flosser de água - prevenção do câncer de bocaFlossers de Água

Outro método para limpar entre e ao redor dos dentes é o uso dos flossers de água. É um dispositivo portátil que pulveriza água constantemente para remover detritos nos dentes, com efeito muito semelhante ao fio dental tradicional. Para indivíduos que usam chaves ou pontes fixas permanentes esses dispositivos  podem ser de grande ajuda. Está provado que os flossers de água são seguros de usar e eficazes na remoção da placa dental. Também muito podem contribuir para evitar câncer de boca.

suporte de fio dental - prevenção do câncer de bocaMétodo de uso do suporte de fio dental

Algumas pessoas podem achar difícil limpar os dentes posteriores ou as superfícies adjacentes dos dentes posteriores ou do espaço interdental. Outro ponto a considerar é que o uso indevido do fio dental pode causar ferimentos ou danos. Neste caso recomenda-se o uso de um suporte de fio dental. É útil para pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental tradicional.

  1. Troque o porta-fio da esquerda para a direita; deslize lentamente o fio para a margem gengival e puxe-o firmemente contra uma das superfícies próximas ao dente.
  2. Gradualmente, deslize o fio para cima e para baixo para limpar a superfície dentária próxima. Iniciando pela parte mais profunda do sulco gengival e puxando o fio firmemente contra a outra superfície dental próxima.
  3. Limpe todas as outras superfícies de dentes adjacentes de acordo com as etapas acima.

Uso do fio dental em indivíduos que utilizam aparelhos ortodônticos

Indivíduos que usam dispositivos ortodônticos podem achar difícil usar o fio dental. O uso de um fio dental super floss ajudará a remover a placa dental nas superfícies adjacentes do dente.

fio dental super floss - prevenção do câncer de bocaFio dental super floss

Especialmente desenvolvido para remoção eficaz da placa bacteriana em pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes.
É composto por 3 partes: Extremidade rígida (permite sua inserção sob aparelhos ortodônticos, pontes e espaços interproximais estreitos). Rede de fibras esponjosas (limpa eficazmente as superfícies interproximais). Fio Dental Regular (para limpeza entre os dentes e linha das gengivas).

  • Pressione a extremidade endurecida através do espaço entre os dentes e o dispositivo ortodôntico.
  • Enrole a ponta do fio ao redor dos dedos. Segure-o com força entre os dedos polegares e indicadores das duas mãos; deixe cerca de 2 cm de fio entre os dois.
  • Puxe o fio dental para o espaço interdental suavemente usando um movimento de serrar.
  • Enrole o fio ao redor de um dente em formato de “C”. Puxe para baixo até a parte mais profunda entre o dente e o tecido gengival circundante. Deslize para cima e para baixo e limpe a superfície.
  • Envolva o dente vizinho e repita o procedimento.

Qual escolher?

Não existe uma regra rígida e rápida para selecionar o tipo de fio dental ideal.

Critérios importantes na escolha são o tipo de fio dental, facilidade de uso e adequação à condição de cada paciente.

O consenso é que o uso regular do fio dental é peça chave para evitar câncer de boca.

Dentalis software – garante mais tempo pra você e seus pacientes

Fontes: The Oral Cancer Foundation, News Medical Life Sciences

Deixe uma resposta