Gel antimicrobiano como auxiliar em tratamentos de canal

De acordo com a American Association of Endodontists, mais de 15 milhões de tratamentos de canal são realizadas a cada ano. Considerando o elevado número de tratamentos, é bastante comum que as bactérias, vírus ou leveduras tornem-se contaminantes do dente. Um pesquisador desenvolveu um gel antimicrobiano que poderia ser utilizado para prevenir infecções, e dessa forma melhorar os resultados dos procedimentos endodônticos.

O desenvolvedor desse produto é o Dr. Ghaeth H. Yassen, um professor assistente da Indiana University School of Dentistry. Ele desenvolveu o gel antimicrobiano na apresentação injetável para desinfetar o dente durante um tratamento do canal radicular.

“Eu quis criar um gel que forneça propriedades antimicrobianas sustentadas mesmo quando ele é removido. Eu também queria ter o mínimo de efeito tóxico sobre as células estaminais e não causar descoloração dos dentes”, disse ele. “A criação de um espaço antimicrobiano é especialmente importante durante os procedimentos endodônticos regenerativos”.

Vantagens do gel

Yassen acrescentou que o gel tem vantagens sobre medicamentos convencionais, incluindo hidróxido de cálcio, amplamente utilizado como um agente antibacteriano.

“O gel oferece propriedades antimicrobianas estendidas e amplo efeito residual, que já foi comprovado em artigos publicados no Journal of Endodontics e International Endodontic Journal,” ele disse. “É biocompatível, e contém uma baixa concentração de elementos antimicrobianos”.

Os próximos passos incluem a otimização de uma versão do gel que é opaca aos raios X e outras radiações para habilitar profissionais a rastrear dentro do sistema de canais radiculares.

Deixe uma resposta