Higiene bucal ruim pode aumentar risco de hipertensão

Pressão arterial alta, ou hipertensão, é uma condição comum, mas perigosa. Sem tratamento, pode levar a acidente vascular cerebral, danos para o coração e artérias renais, e defeitos renais. Um recente estudo sul-coreano tem sugerido que a probabilidade de desenvolver hipertensão arterial pode estar ligada aos maus hábitos de higiene oral.

No estudo, os pesquisadores analisaram os dados clínicos de 19.560 participantes, coletados entre 2008 e 2010 para a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição da Coréia. Pressão arterial elevada foi determinada através do uso de medicação anti-hipertensiva ou pressão arterial média superior a 140/90 mmHg. De acordo com estes critérios, a hipertensão arterial foi diagnosticada em 5.921 pessoas.

Além disso, hábitos de higiene oral foram avaliados pela frequência diária de escovação dos dentes, bem como o uso de produtos para a saúde oral, tais como fio dental, enxaguante bucal, escovas interdentais, escovas de dente elétricas.

As análises mostraram que escovar os dentes frequentemente poderia estar associado a uma menor prevalência de hipertensão em indivíduos com e sem periodontites. Em geral, os participantes com maus hábitos de higiene oral resultaram em uma maior frequência de hipertensão.

Segundo os pesquisadores, isso sugere que periodontite e hipertensão arterial podem estar ligadas ao fato de que a inflamação pode levar à elevação da pressão arterial, o que permitiria a conclusão de que higiene bucal pode ser considerada um fator de risco independente para a hipertensão. Assim, a manutenção de bons hábitos de saúde oral pode prevenir e controlar essa condição.

“Embora este assunto possa exigir mais estudo, a associação entre hipertensão arterial e periodontite é uma reminiscência da ligação que a doença periodontal compartilha com outras condições sistêmicas, como diabetes e doenças cardíacas”, comentou a Dra. Joan Otomo-Corgel, Presidente da Academia Americana de Periodontia, sobre os resultados da pesquisa.

O estudo, intitulado “As associações entre higiene oral e prevalência de hipertensão arterial e controle”, foi publicado na edição de julho do Journal of Periodontology.

Sugestões de leitura

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...