Incidência de câncer oral aumenta fortemente: conheça os principais fatores de risco

O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e uma dieta pouco equilibrada, assim como o papiloma vírus humano, podem estar por trás do recente aumento de casos de câncer oral no Reino Unido. De acordo com um estudo da Cancer Research UK, a incidência da doença aumentou de forma significativa na região nos últimos 20 anos, tendo alcançado o total de 13 casos para cada 100 mil habitantes.

O maior aumento observou-se nas mulheres, grupo em que a sua incidência se elevou em todas as faixas etárias nas últimas duas década em cerca de 71%. No caso dos homens, por outro lado, a incidência do câncer oral cresceu 54% em homens com menos de 50 anos e em cerca de 67% em homens com mais de 50 anos.

Mudança do estilo de vida

“É preocupante que o câncer oral tenha se tornado mais comum. Estilos de vida saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Não fumar, beber menos bebidas alcoólicas e comer frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de câncer oral”, comenta Jessica Kirby do Cancer Research UK’s Senior Health Information Manager.

O consumo de tabaco, em particular, já havia sido identificado como um dos principais fatores de risco da doença, estimando-se que esteja relacionado com cerca de 65% dos casos.

Dentalis Software – organização, eficiência e qualidade – tudo o que você quer para o seu consultório

Deixe uma resposta