Líquen Plano Bucal: o que é, suas causas e tratamento

O líquen plano bucal é uma inflamação crônica do revestimento interior da boca que provoca o surgimento de lesões brancas ou avermelhadas muito dolorosas, sendo semelhantes a aftas.

Uma vez que esta alteração da boca é causada pelo próprio sistema imunológico da pessoa, não pode ser transmitida, não existindo risco de contaminação através de beijos ou partilha de talheres, por exemplo.

O líquen plano na boca não tem cura, mas os sintomas podem ser aliviados e controlados com o tratamento adequado, que geralmente é feito com pasta de dentes especial ou corticoides.

Principais sintomas

  • Manchas esbranquiçadas na boca;
  • Manchas inchadas, vermelhas e dolorosas;
  • Feridas abertas na boca, semelhantes a aftas;
  • Sensação de queimação na boca;
  • Sensibilidade excessiva para comida quente, ácida ou picante;
  • Inflamação das gengivas;
  • Dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
  • As manchas do líquen plano bucal são mais comuns na parte de dentro das bochechas, na língua, no céu da boca e nas gengivas.

O que pode causar o Líquen Plano Bucal

Ainda não é conhecida a verdadeira causa do líquen plano na boca, no entanto, as pesquisas mais recentes indicam que pode ser um problema provocado pelo próprio sistema imune da pessoa, que começa a produzir células de defesa para atacar as células que fazem parte do revestimento da boca.

No entanto, em algumas pessoas, é possível que o líquen plano também seja causado por uso de alguns medicamentos, pancadas na boca, infecções ou alergia, por exemplo.

Tratamento

O tratamento é feito apenas para aliviar os sintomas e evitar o surgimento das manchas na boca, por isso, nos casos em que o líquen plano não provoca qualquer incômodo, pode não ser necessário fazer qualquer tipo de tratamento.

Já quando é necessário, o tratamento pode incluir o uso de:

  • Pasta de dentes sem laurilsulfato de sódio: é um tensoativo que pode causar irritação da boca;
  • Gel de camomila: ajuda a aliviar a irritação da boca e pode ser aplicado diariamente nos locais afetados;
  • Remédios corticoides, como Triancinolona: pode ser usado sob a forma de comprimido, gel ou enxaguante e alivia rapidamente os sintomas. No entanto, só deve ser usado durante crises para evitar os efeitos secundários dos corticoides;
  • Remédios imunossupressores, como Tacrolimo ou Pimecrolimo: diminuem a ação do sistema imune, aliviando os sintomas e evitando as manchas.

Recomendação Importante

Durante o tratamento também e que o paciente mantenha uma rotina de consultas regulares a seu dentista.
Importante também a realização de exames suplementares para identificar sinais precoces de câncer, uma vez que pessoas com feridas de líquen plano na boca têm maiores chances de desenvolver câncer bucal.

17 comments

A laserterapia de baixa potência ( aplicada no local da lesão) ,também contribui no alívio dos sintomas do liquem plano. O ilib ( laserterapia sistêmica) pode melhorar a imunidade do paciente.

Prezada Dra Darlete,

Muito obrigado pela sua valiosa colaboração e participação aqui no blog Dentalis.
Sua opinião e comentários serão sempre muito bem vindos!

Márcia Ferreira Pinto

Olá, Darlete.
Eu ainda não fui diagnósticada.
Como é esse tratamento?
Procuro um dentista ou um dermatologista?.
Obrigada

Márcia,

A síndrome da ardência bucal é uma doença multifatorial.
Recomendamos a consulta com um dentista que tenha uma abordagem sistêmica de diagnóstico. E que ao mesmo tempo tenha contato com profissionais da medicina, especialmente nas especialidades de endocrinologia e neurologia.
Obrigado pela sua participação!

Helena Ferrari

Tenho líquen oral a mais de 8 anos agora minha gengiva em baixo da prótese está saindo pedaços fiz biópsia a 8 anos fui encaminhada para fazer outra biópsia em novembro de 2019 já que minha boca estava muito machucada.
Fui a consulta com o pedido do exame o doutor nem me examinou e se negou a fazer a biópsia disse que não havia nescessidade que meu líquen é agressivo, agora minha gengiva está saindo pedaços separou uma parte da outra devido o buraco que se formou.Devo procurar um médico de novo sinto muito dor mal consigo me alimentar direito porque tem feridas na boca inteira língua bochecha céu da boca.
Obrigado p mim foi como um desabafo

Prezada Helena,

Sendo um problema de saúde multifatorial, recomendamos uma consulta para fins de diagnóstico do seu caso com um dentista. Conforme o caso, o dentista poderá lhe encaminhar para o atendimento de um especialista.
Obrigado pela sua participação.

Tenho líquen plano apenas na língua há mais de 10 anos. Usava oncilom Oralbase mas com pouco resultado pq só podia usar 5 dias e logo retornava. Comecei a fazer bochechos com água Rabelo depois da escovação dos dentes, por 5 min. Achei que tem controlado. Preciso saber se posso continuar a longo prazo .

Luciana,
Água Rabelo é um produto à base de plantas, ou seja, um fitoterápico.
Sua ação é limitada e basicamente anti-inflamatória.
Seria muito recomendável que você retornasse ao seu dentista para um exame local e reavaliação da sua condição.

Simone reis esvicero

Me recordo de ter inflamações entre a gengiva a partir dos 8 anos de idade,sempre sofri muito com tudo isso,tenho dores intensas em todas as articulações,nunca fiz biópsia ,mas hoje com 46 anos estou muito cansada! Junto com a inflamação da boca também inflama o ouvido queria muito o diagnóstico, momento estou atravessando mais uma crise!

Simone,
Tendo em vista o quadro inflamatório corporal descrito por você, recomendo uma consulta com um médico reumatologista para uma avaliação clínica da sua condição.

Medicamentos como fluconazol e nistatina exerce alguma influência quando é liquen plano? Pois, tenho esse problema há 5 anos e já usei diversas vezes esses medicamentos, eles praticamente limpam a parede da mucosas, porém assim que deixa de usar as placas voltam.

Alex,
Ambos são medicamentos que podem vir a ser utilizados para tratamento do líquen plano bucal. Porém, uma consulta e avaliação clínica de um profissional são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Descobri recentemente, através de biópsia, que tenho liquen plano oral. Tenho dois implantes há 6 anos. Perdi um em abril deste ano, parte da minha gengiva ficou vermelha, pensei que era gengivite. A dentista que me examinou acertou no diagnostico.
Gostaria de saber sua opinião sobre fazer novo implante, pois li numa matéria, que o metal pode causar essa doença.

Marluce,
Essa é uma resposta que dependerá de um exame local, avaliação clínica e conversa com a sua dentista para discussão dos riscos e benefícios do procedimento.

editor de video

Olá gostei muito do seu artigo, vou acompanhar seu blog
seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigado.

JURACY MARIA MATTANA HENTZEsyou

Estou com problemas na boca e já procurei vários profissionais sem sucesso.
Pesso ajuda pois tudo que como quente, gelado, cítrico,bebida com gaz me arde muito.
Tenho muito sangramento na boca
Obrigada

Juracy,
No seu caso em particular, eu lhe recomendo consulta com um especialista em estomatologia. É o profissional que reúne todas as condições para o diagnóstico e tratamento adequados da sua condição.

Deixe uma resposta