Magnésio pode evitar câncer de pâncreas

região do pancreas
A ingestão suficiente de magnésio pode evitar câncer pancreático. Isso foi indicado em um estudo norte-americano publicado na revista “British Journal of Cancer”. Quanto menor a quantidade de magnésio ingerido, maior o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
 
O diabetes é considerado um fator de risco para o câncer pancreático e o magnésio é inversamente associado ao diabetes. Pesquisadores da Universidade de Indiana em Bloomington pretendiam descobrir se o magnésio podia ou não evitar o desenvolvimento do câncer pancreático. Eles analisaram dados de mais de 66 mil participantes (com idade entre 50 e 76 anos) do estudo “Vitamins and Lifestyle”. Desses, 151 haviam desenvolvido câncer pancreático.
 
Os pesquisadores analisaram a associação direta entre câncer pancreático e ingestão de magnésio, e se idade, IMC, sexo, uso de medicação anti-inflamatória não esteroide ou suplementos de magnésio tinham participação na doença. Achados mostraram que a cada redução de 100 miligramas na ingestão de magnésio, o risco de câncer pancreático aumentava em 24 por cento. Idade, IMC, sexo e uso de medicação anti-inflamatória não esteroide não causavam impacto; a conexão ficou limitada às pessoas que tomavam suplementos de magnésio.
 

Conclusão

“Para aqueles com maior risco de câncer pancreático, incluir um suplemento de magnésio à dieta pode ser benéfico na prevenção dessa doença”, disse o líder do estudo Daniel Dibaba. A população em geral deve procurar ter quantidades suficientes de magnésio em sua dieta.

Deixe uma resposta