Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Microbiota bucal e câncer de pâncreas: uma relação preocupante

    O câncer pancreático tem um diagnóstico muito pouco favorável: 93% dos pacientes morrem dentro de cinco anos após o diagnóstico. Reconhece-se agora que a microbiota bucal desempenha uma função significativa na saúde humana.

    Estudos recentes mostraram que uma saúde oral debilitada e a presença de anticorpos circulantes selecionando determinados patógenos orais estão associadas a um maior risco de câncer pancreático.

    Os resultados recentemente publicados desde o acompanhamento até um estudo de controle de caso de grande envergadura fornecem novas perspectivas sobre esse assunto.

    Metodologia

    √ Foram selecionados 361 casos com adenocarcinoma pancreático e 371 casos de controle de dois estudos de coorte (The American Cancer Society Cancer Prevention Study II e The National Cancer Institute Prostate, Lung, Colorectal and Ovarian Cancer Screening Trial) para participarem deste estudo.

    √ A composição da microbiota bucal foi analisada usando amostras de limpeza oral pré-diagnóstico, usando o gene de RNA ribossomático 16S das bactérias.

    √ Endpoint primário: a ligação entre a microbiota bucal e o risco de câncer pancreático.

    Resultados

    √ A presença de Porphyromonas gingivalis e Aggregatibacter actinomycetemcomitans foi associada a um risco maior de câncer pancreático: 1,60 [IC 95%: 1,15-2,22]; OR: 2,20 [IC 95%: 1,16-4,18].

    √ Embora a associação entre a presença de A. actinomycetemcomitans e o risco de câncer pancreático tenha tendido a ser mais elevada em indivíduos que bebiam álcool do que naqueles que não bebiam (OR: 3,03 [IC 95%: 1,31-7,03] vs. OR: 0,47 [IC 95%: 0,13-1,72]), não se comprovou que esta diferença fosse estatisticamente significativa (p = 0,086). De igual modo, não foi comprovado que a associação entre a presença deste patógeno e o risco de câncer pancreático em fumantes seja estatisticamente significativa em comparação com não fumantes.

    √ Contudo, a presença de Fusobacterium e Leptotrichia foi associada a um risco reduzido de câncer pancreático, por aumento porcentual em sua OR de abundância relativa: 0,94 [IC 95%: 0,89-0,99].

    Limitações

    √ A amostra oral em um determinado momento reduziu a possibilidade de analisar a dinâmica entre o desenvolvimento da microbiota bucal e o desenvolvimento de câncer pancreático.

    √ Os dados sobre doença periodontal não são significativos.

    √ Os participantes selecionados (predominantemente participantes caucasianos, voluntários, etc.) poderiam resultar em viés de seleção.

    Observação

    Este estudo fornece mais evidência sobre o papel da microbiota bucal na etiologia do câncer pancreático.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...