Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Nanodiamantes serão parte de novos materiais para tratamento de canal radicular

    Nova pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) tem demonstrado que o uso de nanodiamantes para fortalecimento de guta-percha, o material predominante utilizado para obturação, pode melhorar significativamente os resultados em pacientes. No estudo, os nanodiamantes mostraram vantagens significativas em comparação com guta-percha convencional, sugerindo que o nanodiamante aprimorado com guta-percha poderia ser utilizado como um material alternativo de preenchimento na terapia endodôntica no futuro.
     
    A guta-percha é maleável, inerte e biocompatível, e hoje é o tratamento padrão em endodontia. No entanto, ela tem sido associada com uma série de deficiências, incluindo vazamento, reinfecção do canal radicular e propriedades mecânicas pobres. A fim de lidar com esses problemas, os pesquisadores têm desenvolvido e testado nanodiamante aprimorado com guta-percha como um material alternativo de preenchimento de raiz.
     
    Os nanodiamantes são partículas formadas como subprodutos da refinação e mineração de diamante, e têm sido amplamente explorados para uso em odontologia, terapia do câncer, tratamento de imagem, medicina regenerativa, e outras aplicações.
     
    Em estudo atual, que utilizou os dentes humanos extraídos, o material aprimorado atuou tão eficazmente quanto o material de obturação convencional guta-percha. Além disso, os pesquisadores observaram que guta-percha combinada com nanodiamantes adicionados com amoxicilina, antibiótico de largo espectro usado para combater infecções, efetivamente impediu o crescimento bacteriano.
     
    Durante os próximos dois anos, a equipe da UCLA planeja otimizar a formulação do novo material de nanodiamante e começar ensaios clínicos na universidade.
     
    O estudo, intitulado “Compósitos de Biomateriais de Nanodiamante e Guta Percha para Tratamento do Canal Radicular”, foi publicado on-line em 9 de outubro na revista ACS Nano antes da impressão.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema