Nariz escorrendo é um sintoma característico da primeira dentição?

As pessoas muitas vezes acreditam que o crescimento dental pode causar sintomas como corrimento nasal, febre, dor, irritabilidade e problemas de sono. No entanto, a evidência científica por trás dessas crenças não é simples.

Pesquisadores chegaram a conclusões diversas sobre as conexões entre esses sintomas e a dentição. Embora muitos especialistas concordem que a dentição não cause congestão ou corrimento nasal, o estresse envolvido na dentição pode tornar os bebês mais suscetíveis a doenças infantis.

Neste artigo, são examinadas as ligações entre a dentição e vários sintomas, incluindo o corrimento nasal. Também sã descritos o que ocorre regularmente com a dentição, causas comuns do corrimento nasal em bebês e quando a consulta a um especialista é altamente recomendável.

A dentição pode causar corrimento nasal?

Uma criança geralmente recebe o primeiro dente por volta dos 6 meses. Eles tendem a ter um conjunto completo de 20 dentes por volta dos 30 meses.

O período de dentição para cada dente normalmente leva 8 dias. Começa 4 dias antes do dente passar pela gengiva e dura 3 dias depois. Este processo é conhecido como erupção dentária.

Muitos pais e babás percebem problemas, como corrimento nasal ou febre, antes da chegada de um novo dente. Mas alguns especialistas acreditam que esses sintomas não estejam diretamente relacionados à dentição.

O Seattle Children’s Hospital é uma Instituição que se manifestou afirmando que a dentição não causa corrimento nasal, febre, diarreia ou assaduras.

No entanto, alguns especialistas acreditam que pode haver uma ligação indireta e que o estresse da dentição pode tornar os bebês mais vulneráveis a infecções, que podem causar sintomas como aquele do nariz escorrendo.

Entre as idades de 6 e 30 meses, os dentes entram e o sistema imunológico muda. Durante esse período, a proteção que uma criança nasceu e pode ter recebido através do leite materno começa a enfraquecer.

Ao mesmo tempo, os bebês estão começando a interagir mais com o resto do mundo e estão se tornando cada vez mais expostos a doenças infantis.

Os bebês também tendem a mastigar as coisas durante o processo de dentição, e isso pode expô-los a germes.

Quais são os sintomas regulares da dentição?

Os principais sinais da dentição são:

  • criança babando;
  • erupções no rosto, que ocorrem quando a baba contém pequenas partículas de alimentos que irritam a pele;
  • um aumento do desejo de mastigar as coisas;
  • dor gengival leve, que pode resultar de germes na boca entrando em novas rachaduras nas gengivas, e nem todas as crianças sentem isso.

É improvável que a dentição cause:

  • choro excessivo;
  • febre alta;
  • aversão à ingestão de líquidos;
  • sono ruim;
  • diarreia ou fezes moles;
  • vômito;
  • tosse.

Deixe uma resposta