Nevralgia do trigêmeo: um novo tratamento a caminho

nevralgiaUm grupo de cientistas suíços desenvolveu um tratamento que pode ajudar a reduzir os efeitos da nevralgia do trigêmeo, uma patologia crônica que afeta um nervo craniano e que se caracteriza por causar dores severas na face e nos dentes dos pacientes. Trata-se de uma substância – inibidora dos canais de sódio – que ajuda a inibir as dores e que, segundo os pesquisadores, é bem tolerada pelos pacientes.

O estudo agora publicado na revista científica Lancet Neurology informa que o tratamento em fase de desenvolvimento poderá proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem desta doença crônica que os leva a sentir dor ao toque em atividades tão rotineiras como ao se barbear, fazer a maquiagem, falar e até mesmo escovar os dentes.

No caso da nevralgia do trigêmeo acredita-se que os danos ao nervo estejam na base do crânio, região de difícil acesso para aplicação de medicações pela via injetável e que, por esse motivo, faz com que o tratamento da doença se restrinja à administração de fármacos.

Novos ensaios

O tratamento agora desenvolvido pelos pesquisadores foi testado num ensaio clínico e, segundo os cientistas, é bem tolerado pelos pacientes, uma vez que não causa efeitos secundários como cansaço e problemas de concentração, como via de regra acontece com os fármacos habitualmente utilizados. “Iremos agora testar a nova substância em um público alvo maior durante a próxima fase do estudo, o que irá comprovar se de fato este tratamento representa uma nova esperança no alívio da dor”, refere Dominik Ettlin, um dos cientistas envolvidos no estudo.

Dentalis Software – organização, eficiência e qualidade – tudo o que você quer para o seu consultório

Deixe uma resposta