Nova pesquisa indica risco cardíaco associado ao ibuprofeno e diclofenaco
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) foram associados ao risco cardiovascular, mas até hoje não se sabe se seu uso está associado a parada cardíaca fora do hospital (out-of-hospital cardiac arrest, OHCA).
Em um novo estudo, publicado no European Heart Journal – Cardiovascular Pharmacotherapy pesquisadores examinaram dados relacionados a 28.947 indivíduos com OHCA do registro nacional dinamarquês de parada cardíaca. Um total de 3.376 desses pacientes foram tratados com um AINE até 30 dias antes da OHCA.
Os resultados
Os autores observaram que o uso de qualquer AINE estava associado a um risco 31% maior de parada cardíaca. Diclofenaco e ibuprofeno foram associados a um aumento de 50% e 31% no risco, respectivamente. Naproxeno, celecoxibe e rofecoxibe não foram associados à ocorrência de parada cardíaca, provavelmente devido ao baixo número de eventos.
“Os achados foram um duro lembrete de que AINEs não são inofensivos,” disse o Professor Gunnar H. Gislason, professor de cardiologia no Hospital Universitário Gentofte em Copenhagen, Dinamarca. “Diclofenaco e ibuprofeno, ambos comumente usados, foram associados a um risco significativamente aumentado de parada cardíaca. AINEs devem ser usados com cautela e para uma indicação válida. Provavelmente eles devem ser evitados em pacientes com doença cardiovascular ou muitos fatores de risco cardiovascular.”
Fonte: European Society of Cardiology
The post Nova pesquisa indica risco cardíaco associado ao ibuprofeno e diclofenaco appeared first on Dentalis Software.