Nova tecnologia pode evitar tratamento de canal
Tratamento de canal, é possível evitar?
Pesquisadores da ADA Forsyth estão testando uma nova tecnologia que pode regenerar os tecidos dentários e evitar o tratamento de canal. O estudo, publicado no Journal of Dental Research, demonstrou que a resolvina E1 (RvE1), uma molécula produzida naturalmente pelo corpo, é eficaz na regeneração da polpa dentária.
A pulpite é uma inflamação do tecido mole localizado no dente, chamado de polpa dentária. Essa polpa contém os nervos e vasos sanguíneos que conferem vitalidade ao dente. O tratamento de canal é o padrão para tratar a pulpite, mas pode remover partes da dentina e secar o dente, aumentando o risco de fratura.
O estudo
O estudo da ADA Forsyth mostrou que o RvE1 é eficaz na regeneração da polpa dentária em condições de pulpite reversível, ou seja, quando a polpa ainda tem células vivas. Os pesquisadores também identificaram o mecanismo específico que sustenta a regeneração dos tecidos.
Em condições de pulpite irreversível, ou seja, quando a polpa está morta, o RvE1 não promoveu a regeneração, mas foi eficaz na redução da infecção e da inflamação, prevenindo lesões periapicais (abscessos).
Um futuro promissor
Os pesquisadores acreditam que essa tecnologia tem potencial para revolucionar o tratamento de doenças endodônticas. Além disso, o RvE1 pode ter aplicações em outros campos da medicina regenerativa, como a regeneração óssea.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: RvE1 Promotes Axin2+ Cell Regeneration and Reduces Bacterial Invasion, Scientists work to bring tissue regeneration to replace root canal treatment , imagem (Unsplash, domínio público