Vem aí: Novidade no tratamento do câncer de boca

Cirurgiões dentais da Faculdade de Odontologia da UTHealth , em Houston, estão participando de um estudo multicêntrico, fase um, fase dois, de um adesivo de liberação de fármacos destinado a reduzir tumores de câncer bucal antes da cirurgia.

“O santo graal do tratamento do câncer bucal é encontrar uma droga que cumpra com seu papel e desapareça permanentemente. Ainda não chegamos lá, mas as coisas vem progredindo notavelmente ”, disse Simon Young, DDS, MD, PhD, professor assistente no Departamento de Cirurgia Bucomaxilofacial.

O carcinoma de células escamosas da cavidade oral (CCECO) é uma forma particularmente letal de câncer com uma taxa de sobrevida global de cinco anos de cerca de 50%, segundo a escola, acrescentando que mais de 51.000 pessoas foram diagnosticadas com câncer de boca e garganta em 2018, com 10.000 mortes.

A língua, gengivas, amígdalas, assoalho da boca e parte posterior da garganta são os locais mais comuns para o câncer, seguidos pelos lábios e glândulas salivares. Álcool, tabaco e papilomavírus humano são fatores de risco. O tratamento inclui cirurgia, radiação e quimioterapia.

No ensaio clínico, os cirurgiões bucais aplicam um adesivo do tamanho de um selo postal, incluindo a cisplatina, quimioterápico para matar o câncer, diretamente no crescimento maligno. Ao todo, 12 adesivos serão aplicados e removidos durante as visitas ao consultório nas três semanas que antecedem a cirurgia.

Ataque focado

Privo Technologies projetou o adesivo PRV111 para fornecer uma alta concentração de cisplatina diretamente ao tumor primário com o objetivo de reduzir o risco dos efeitos colaterais que acompanham a administração intravenosa, como nefrotoxicidade e neurotoxicidade.

“Porque apenas um pequeno percentual da medicação entra na corrente sanguínea, podemos aumentar significativamente a dosagem no local do tumor”, disse Young.

A empresa também diz que os efeitos locais e regionais do PRV111 irão melhorar a possibilidade de remoção do tumor, diminuir a necessidade de radiação e quimioterapia no pós-operatório e melhorar a sobrevida do paciente.

Além disso, a Privo Technologies diz que a terapia de preservação de órgãos pode preservar a forma e a função da cavidade oral enquanto melhora o controle da doença local, que é o principal fator de sobrevida global e específica de doença em pacientes com doença metastática regional.

A inscrição para os testes já começou e os pesquisadores esperam recrutar cerca de 30 pacientes. Alguns pacientes receberão 12 aplicações iguais antes da cirurgia. Outros iniciarão o mesmo esquema de tratamento, mas os médicos podem variar a dose dependendo da resposta. Seis meses após a cirurgia, os resultados dos pacientes serão avaliados para verificar possíveis efeitos colaterais.

O estudo foi aprovado pela Food and Drug Administration como um ensaio clínico combinado de segurança e eficácia. Ele também foi selecionado para o Prêmio Phase IIB Bridge de US $ 3 milhões do National Cancer Institute.

Fonte: Dentistry Today

Sugestões de leitura

Vitamina D na odontologia: essencial para a saúde bucal ou superestimada?

Será que aquela luz do sol que entra pela janela é suficiente para nos fornecer a vitamina D que nossos dentes e gengivas...

Um novo aliado da odontologia na luta contra as superbactérias

Imagine um campo de batalha onde você é o alvo, mas em vez de soldados visíveis, as forças que lutam estão escondidas em...

Sorriso saudável, mente ativa!

Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. Conforme uma pesquisa...

Inovação no tratamento da periodontite

Ao perceber que suas gengivas estão mais sensíveis, vermelhas e inchadas, é natural surgir a preocupação com a saúde bucal. Esse desconforto pode...

A surpreendente conexão entre saúde bucal e artrite reumatoide

Escovar os dentes pode parecer uma tarefa simples, parte da rotina diária de cuidados pessoais. Mas e se disséssemos que a saúde das...

A saúde dos seus dentes: entendendo a gengivite e a periodontite

Você escova os dentes regularmente, usa fio dental e até investe em enxaguantes bucais. Mas será que isso é suficiente para garantir um...