Novo fator de risco para o surgimento de manchas pretas nos dentes
Um grupo de pesquisadores do Grupo de Microbiologia Oral da Universidade CEU Cardenal Herrera , Espanha, acaba de publicar um artigo científico revelando que a água potável com elevados níveis de ferro é um dos fatores de risco para o surgimento de manchas pretas nos dentes.
Ferro + pH elevado + saliva
De acordo com os cientistas, um elevado nível de ferro e um pH elevado na água que é consumida, assim como a saliva, são os fatores que mais influenciam o surgimento de manchas pretas na dentição. Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram os casos de 94 pacientes de dez clínicas dentárias – metade possuía pigmentação preta no esmalte dentário e a outra metade não.
Análise
No âmbito do estudo, foram analisados os hábitos de higiene oral dos pacientes e os hábitos de consumo de alimentos e de cigarro para determinar o estado de saúde bucal de cada um, especialmente o número de dentes com cáries, em falta, com selantes e a presença, ou não, de periodontite.
Resultados
Os resultados agora publicados mostram que, para além dos elevados níveis de ferro na água consumida, também uma água com um elevado nível de pH e uma saliva com um pH elevado podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de manchas pretas nos dentes.
Fontes: Nature , Saúde Oral
The post Novo fator de risco para o surgimento de manchas pretas nos dentes appeared first on Dentalis Software.