Novo implante com propriedades antimicrobianas
Uma equipe de pesquisadores da KU Leuven, na Bélgica, desenvolveu um implante dentário que libera, de forma gradual, substância antimicrobiana que pode ajudar a prevenir e a combater infeções dentárias. Trata-se de conhecida clorexidina integrada a um implante dentário de titânio que ajuda, assim, a combater as infeções frequentes nos pacientes implantados.
“O nosso implante traz uma reserva embutida abaixo da coroa do dente. Um parafuso faz com que seja mais fácil preencher este reservatório com fármacos antimicrobianos. O implante é feito de um material compósito poroso para que os fármacos sejam gradualmente difundidos do reservatório para a parte de fora do implante, que está em contato direto com as células ósseas. Como resultado, as bactérias já não podem criar biofilme”, explicam os autores do estudo.
Descoberta promissora
Para chegar a esta conclusão, os cientistas testaram a utilização do implante com clorexidina, frequentemente utilizada em preparações orais, e conseguiram demonstrar que a bactéria Streptococcus mutans , uma das maiores responsáveis pelas cáries dentárias, se torna incapaz de produzir biofilme na superfície do implante quando este é colocado em contato com soluções de clorexidina , o que significa que este tipo de implante pode ser eficaz não só na prevenção como no tratamento de infeções orais.
The post Novo implante com propriedades antimicrobianas appeared first on Dentalis Software.