O que é a odontologia restauradora?

A odontologia restauradora é o ramo da odontologia que se dedica a substituir ou reparar dentes danificados, ou ausentes. Seu objetivo é melhorar a saúde bucal geral e restaurar a função mastigatória.

Odontologia restauradora — procedimentos

Os procedimentos restauradores podem salvar os dentes e devolver-lhes o aspecto, a forma e a sensação naturais, por meio de:

  • Obturações: Quando as bactérias corroem o esmalte do dente e causam um buraco, chamado de cárie, as cavidades menores são geralmente reparadas com obturações dentárias. Durante esse procedimento, o dentista remove a parte deteriorada do dente e preenche o buraco com um material composto da cor do dente. Isso interrompe a progressão da cárie dentária e reduz o risco de mais danos.
  • Coroas: Os dentistas usam coroas dentárias para reparar grandes cáries ou restaurar dentes quebrados. Às vezes chamada de capa, uma coroa se encaixa sobre todo o dente. Para colocar uma coroa, o dentista deve remover parte do esmalte natural do dente. Então, ele altera o dente (raspa parte do dente) e coloca uma coroa sobre ele.

  • Inlays e onlays: Às vezes, uma cárie é grande demais para uma obturação, mas pequena demais para uma coroa. Nesse caso, o dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Essas restaurações personalizadas se encaixam na estrutura natural do dente como peças de quebra-cabeça. O dentista as fixa permanentemente no lugar. Inlays e onlays são semelhantes. Enquanto um inlay preenche a área entre as cúspides dos dentes, um onlay também cobre pelo menos uma cúspide.Implantes: Os implantes dentários são substitutos artificiais para as raízes dos dentes naturais. Eles são feitos de titânio sendo inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula ou do maxilar. Os implantes servem como base para próteses fixas ou removíveis, como coroas, pontes ou dentaduras.
  • Pontes: As pontes dentárias são próteses fixas que substituem um ou mais dentes ausentes. Elas são compostas por dois ou mais coroas que se apoiam nos dentes adjacentes (chamados de pilares) e um ou mais dentes artificiais (chamados de pônticos) que preenchem a lacuna.
  • Dentaduras: As dentaduras são próteses removíveis que substituem todos ou alguns dos dentes naturais. Elas são feitas de resina acrílica ou porcelana e se encaixam sobre a gengiva. As dentaduras podem melhorar a aparência do sorriso, a fala e a capacidade de mastigar.

Resumindo

A odontologia restauradora é importante porque oferece a melhor chance de ter uma saúde bucal duradoura. O dentista pode ajudar a restaurar o seu sorriso para a função completa, consertando os dentes danificados ou deteriorados. Isso melhora sua capacidade de comer, falar e mastigar.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: What is restorative dentistry?,Inlays and onlays, Blocos onlay e inlay, Incrustação dental

 

Sugestões de leitura

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Odontogeriatrismo: um mercado que precisa ser explorado!

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade mais próxima do que imaginamos. Segundo o IBGE, até 2030, o Brasil terá mais idosos...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Software de gestão para clínicas odontológicas: custo ou investimento?

Administrar uma clínica odontológica pede muito esforço e atenção do gestor.  Pontos como um ótimo controle financeiro, organização do agendamento, gestão de pacientes,...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...