O que é a tal síndrome da ardência bucal?

Síndrome da boca ardente é uma condição mal compreendida que provoca uma sensação de queimação na língua ou boca.

A dor e desconforto causados pela síndrome da ardência bucal (SAB) são frequentemente recorrentes. Enquanto SAB é complicada de tratar, existem medidas que os pacientes podem tomar para reduzir seu desconforto.

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB): como se manifesta

A SAB provoca uma sensação repentina de queimação, queimaduras ou formigamento na boca. Pode ocorrer em qualquer área da boca, incluindo a língua, bochechas e o céu da boca.

Algumas pessoas experimentam SAB diariamente por longos períodos de tempo, enquanto outras pessoas só a experimentam periodicamente.

SAB é uma condição rara, ocorrendo em menos de 2% da população. Como os profissionais da saúde conhecem relativamente pouco sobre essa condição, pode à princípio ser difícil diagnosticar e tratar.

Sintomas

As pessoas que apresentam SAB relatam uma sensação de escaldamento, formigamento ou queimação ocorrendo na boca. A gravidade desses sintomas varia entre os indivíduos.

A dor ou a queimadura podem durar de algumas horas a alguns dias. Também pode começar de repente, desaparecer e recomeçar vários meses depois.

Algumas pessoas que têm SAB podem sentir um aumento de dor ao longo do dia, enquanto outras sentem algum alívio ao comer ou beber.

Sintomas adicionais podem incluir:

  • dormência
  • boca seca
  • gosto alterado na boca

Tipos

A SAB pode ser classificada por sua causa ou sintomas.

Existem três tipos diferentes de SAB com base em seus sintomas:

  • Tipo 1: a pessoa acorda sem queimação, mas os sintomas aumentam ao longo do dia. Pessoas com diabetes que experimentam SAB provavelmente têm esse tipo.
  • Tipo 2: As pessoas apresentam sintomas persistentes durante o dia, mas não apresentam sintomas à noite. Isso muitas vezes coincide com a ansiedade crônica.
  • Tipo 3: Os sintomas são intermitentes e podem estar relacionados a alergias alimentares.

Causas

Quando a SAB é classificada por causa, ela é considerada primária ou secundária.

A SAB principal não possui uma causa identificável, enquanto a SAB secundária está vinculado a uma condição subjacente.

Algumas das possíveis condições subjacentes que podem causar a SAB incluem:

  • alergias
  • desequilíbrios hormonais
  • boca seca
  • refluxo ácido
  • infecções na boca
  • medicações
  • deficiências nutricionais em ferro ou zinco
  • ansiedade
  • diabetes

As mulheres mais velhas são mais propensas a desenvolver síndrome de ardor na boca do que as mulheres mais jovens devido a desequilíbrios hormonais. Em mulheres mais velhas, esse desequilíbrio é em grande parte devido à falta de estrogênio.

Diagnóstico

Diagnosticar a SAB envolve a exclusão de condições subjacentes ou outros problemas que possam estar causando os sintomas. Para fazer isso, o dentista ou médico começará analisando o histórico médico e os medicamentos atuais da pessoa.

O profissional também pode precisar realizar uma variedade de testes, incluindo:

  • swabs orais
  • biópsia
  • exames de sangue
  • teste de fluxo de saliva
  • teste de imagem
  • teste de alergia

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo de SAB que o paciente possui e se há alguma causa subjacente.

A SAB primária pode ser difícil de tratar, pois não tem uma causa conhecida. No entanto, o paciente pode tentar reduzir a gravidade dos sintomas:

  • evitar alimentos ácidos ou picantes
  • reduzir o estresse
  • evitar quaisquer outros alimentos conhecidos desencadeadores de crises
  • praticar regularmente atividade física
  • mudar o creme dental
  • evitar enxaguatórios bucais contendo álcool
  • chupar lascas de gelo para amenizar a inflamação
  • evitar o álcool se o mesmo desencadeia sintomas
  • beber líquidos frios ao longo do dia
  • parar de fumar
  • adotar uma dieta balanceada
  • verificar medicamentos que possam agir como gatilhos de crises

Os sintomas da SAB secundária geralmente desaparecem quando a causa subjacente é tratada.

Quando o refluxo ácido está causando a SAB, um médico pode prescrever antiácidos ou bloqueadores de bomba de prótons (ex: omeprazol), bem como recomendar algumas mudanças na dieta.

Infecções bucais provavelmente exigirão medicação ou antibióticos para tratar a infecção. Em algumas situações. O SAB deve resolver após o término do tratamento.

Quando o paciente tem boca seca, o dentista ou médico pode sugerir a ingestão de suplementos vitamínicos e outras medidas que possam contribuir para uma melhora na produção de saliva.

É importante obter um diagnóstico adequado para tratar e gerenciar os sintomas da SAB efetivamente.

Considerações finais

A síndrome da boca ardente pode ser dolorosa e irritante. Infelizmente, essa condição imprevisível pode durar vários meses e pode ocorrer novamente.

A SAB não causará mais complicações, mas o paciente ainda deve conversar com seu dentista sobre seus sintomas.​

59 comments

Eu não sei mais a quem recorer.Minha boca arde agoravo dia inteiro

Marlice,

Recomendamos uma consulta com o seu dentista que certamente lhe indicará o melhor tratamento.

Obrigado pela sua participação aqui no blog Dentalis.

Rosa Maria Pereira da Silva

Eu sinto muito esses sintomas já a um tempo não sei mais o que fazer é muito ruim incomodando já procurei vários médicos fiz exame pois tenho refluxo!

REGINALDO MARTINS DA SILVA

Eu tbem acordo com um gosto amargo na boca, e o céu da boca queimando…tbem acho que é refluxo.

Helio Liporoni

Qdo como cebola ou qquer outro alimento ácido minha língua doi do tipo qdo se come berinjela. Mesmo refrigerante me causa isso

Uma consulta com seu dentista é altamente recomendável para avaliar o quadro que você nos descreve.

Marinilda da silva

Estou com mesmo problema, corta canto da boca a língua cheia de bolinha, tudo que como parece acido caindo na boca, escovar dente é tortura. Não sei q faço

Uma consulta com seu dentista é altamente recomendável para avaliar o quadro que você nos descreve.

ELZA ALMEIDA Lopes da Silva

Eu sinto meu s lábios ressecado e na boca e como se eu tivesse chupado uma laranja com as casca e orrivel

Sinto ardência ou queimação na língua… A noite aumenta…. Não tenho convênio ainda nesta época de. Covid19 … Piora… É muito incomodo oque pode. Aliviar… Estou desesperado…

Eliandro,
O mais aconselhável no seu caso é buscar se consultar com o seu dentista para averiguar as causas desse sintoma atual que lhe traz tanto incômodo. Posso, no entanto, lhe adiantar que ardência ou queimação na língua não são sintomas associados à epidemia de Convid-19.

Muito obrigado pelo seu interesse e participação.

Jhonnatan Rocha

Comecei a sentir isso depois que peguei COVID-19 não sei si tem alguma relação , não procurei um dentista ainda por conta dessa pandemia

Jhonnatan Rocha,
Um dos sintomas presentes no COVID-19 é perda na capacidade de identificação do gosto dos alimentos. Esse sintoma não está relacionado aquele da chamada Síndrome da Ardência Bucal.
Recomendamos, logo que possível, que você busque se consultar com um especialista em estomatologia.

Há uns 4 dias senti de repente o lado esquerdo da minha boca , os lábios superior só a metade dos lábios e metade do nariz esquerdo, uma sensação de como se tivesse tomado anestesia no dentista, e isso não passa, o tempo todo assim, devo ir na minha dentista ou ir ao médico? O que faço , obrigada

Bia,
Tendo em vista a manifestação dos sintomas se estenderem à região do nariz, uma consulta com um otorrinolaringologista seria o mais aconselhável.

Estou com ardência na frente da boca por dentro, é como se eu comesse algo salgado q queimou a boca ou como se estivesse queimado , as vezes fica vermelho e depois clareia e depois fica sensível
Já faz uns 30 dias,percebi q fiquei assim nessa pandemia e tbm depois q comecei tomar uma vitamina pra cabelo e imunidade
Será q é o excesso de vitamina no corpo
Tenho tireóide
Não sei se é o hormônio
Quando como salgado doi e vinagre tbm
Da um baita incomodo na boca
Vem a dor e depois some
E fica meio franzida a boca
Como uma queimadura
Tem remédio para isso ?
Achei até q era esse vírus
Estou preocupada

Simeire,

A síndrome da ardência bucal é uma doença multifatorial.
Recomendamos a consulta com um dentista que tenha uma abordagem sistêmica de diagnóstico. E que ao mesmo tempo tenha contato com profissionais da medicina, especialmente nas especialidades de endocrinologia e neurologia.
Obrigado pela sua participação!

Kleber dos santos

Estou a 3 semanas com amargo , ardencia na lingua e céu da boca, e permanente , tem horas que até alivia um pouco, estou tratando refluxo com medicamento lanzopraz , porém da pra afirmar que sintomas de refluxo é muito diferente dessa ardencia e queijos na lingua e céu da boca …

Irei fazer novamente uma endoscopia nessa segunda dia 4 maio , pois ja fiz em janeiro e deu refluxo alto, seria esse o motivo ?

Atualmente tomo remédio pro colesterol a 1 ano e comecei a to ar o pondera da fluoxetina pra tratar ansiedade, pois fique e estou muito nervoso com essa pandemia , será que o sistema nervoso pode tá influenciando também para esse desconforto ?

Grato

Kleber,

A síndrome da ardência bucal é uma doença multifatorial.
Recomendamos a consulta com um dentista que tenha uma abordagem sistêmica de diagnóstico. E que ao mesmo tempo tenha contato com profissionais da medicina, especialmente nas especialidades de endocrinologia e neurologia.
Obrigado pela sua participação!

Ronaldo Neto Alcantara

Pessoal, bom dia.
Meu relato é muito parecido com os diversos que li por aqui. Ardência na língua e garganta e paladar alterados já por alguns dias e sem melhora.
Uma coisa que percebi e pode fazer sentido é que muitas pessoas pelo mundo tem relatado a falta de paladar como um sintoma da COVID-19, mas estou propenso a pensar que tudo isso que estamos passando pode ser na verdade uma intoxicação por uso e manipulação exagerada de álcool 70°.
A população mundial nunca usou tanto esse produto, podemos estar tendo uma lenta intoxicação em massa.
#Alô pesquisadores.. fica a dica, precisamos urgente saber.

Ronaldo,

O contato das mãos frequente com o álcool pode provocar desidratação e ressecamento das mãos, mas não apresenta riscos de intoxicação.
No seu caso, para fins de diagnóstico recomendo a consulta com um dentista especializado em estomatologia.

Meu Deus, estou nesse sofrimento há mais de um mês, desde que tomei Tamiflu e Cataflan, tvz uma coincidência, mas o fato é que não tenho paz, é como se eu tivesse lambido asfalto quente.Dor, queimação e algumas papilas laterais e fundo da língua, edemaciadas, que incomodam muito.Nao responde a nada!

Cleide,

O melhor a fazer no seu caso é a busca por um dentista especializado em estomatologia para um bom diagnóstico e tratamento.

Eu passo o dia inteiro com a boca ardendo, ao acordar sinto gosto de sangue e no escovar ou passar o fio dental sangra muito e agora me deparei com duas pintas pretas na gengiva, o que poderia ser ?

Daniel,

A consulta a um dentista com especialização em estomatologia poderá ajudar no diagnóstico e tratamento da sua condição.

Olá!
Sinto ardência e queimação na lingua. Sinto como se ela se contradisse, é horrível.
Hoje escovei minha língua e sangrou.
Será câncer de boca?

Joane,

Para uma melhor avaliação e diagnóstico recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia.
Os estomatologistas são dentistas especializados no diagnóstico de doenças da boca.

Obrigado pela sua participação.

A língua de vcs tbm ficou branca como de costume, porém com uma crosta muito mais grossa e impossível de escovar?
E no decorrer dos dias isso foi saindo sem q vc percebesse?
Comigo tá sendo assim, graças a deus não é algo exclusivo meu, já tava achando que era só comigo.

Parece que tem um espinho na minha língua , doi o tempo todo. Será cancer?

Adriana,

Não se pode tirar conclusões a partir de um único sintoma. O recomendável é que você busque se consultar com seu dentista para uma avaliação clínica.
Obrigado pela sua participação.

Eu estou há 4 dias com ardência/queimação mas na garganta, e um gosto amargo na boca. Mesmo com fome, da até desânimo de comer pq o gosto do alimento fica alterado

Berê,
Recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia para uma avaliação e diagnóstico.

Boa tarde,eu iniciei o ano passado após descontinuar o medicamento gabapentina,muita dor na garganta ,queimação desesperadora na língua no palato,e parece que está anestesiado meus lábios, dói o grau muito severo, já fiz exame de endoscopia, e o otorrinolaringologista viu apenas vermelhidão, e chegou neste diagnóstico, tem mais exame que podemos realizar para ter certeza que é isso mesmo.

Sheila,
No seu caso recomenda-se uma consulta com um profissional com especialização em estomatologia para avaliação do seu caso.

Estou há meses com a língua e boca ardendo, só sinto mais durante o dia. A noite nso sinto. Será falta de hormônios pq fiz histerectomia há 2 anos e 6 meses e nunca fiz reposição hormonal, aí está com uns 8 meses que estou sentido isso constatemente, horrível ,

Prezada Neide,

Recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia para uma avaliação e diagnóstico do seu caso.

Ola eu toda ves que acordo , acordo com uma gosma branca na boca e sinto ardencia na lingua como se tivesse comido uma comida muito quente e tb sinto meu labio inferior dormente que medico devo procurar obrigado

Christian,
Recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia para um diagnóstico e tratamento do seu caso.

Oi eu estou sentindo uma ardência na garganta dês do mês de abril depois sumil e voulto, fiquei com umas bolinhas na uvula e no final da língua depois as bolinhas sumiram mas continuo com muita ardência e piora ainda mais a noite oq faço

Leila,
O mais adequado seria você buscar se consultar com um especialista em estomatologia para um diagnóstico e tratamento adequados do seu problema.

Ellaine De Medeiros Moreira

Olá, após ler todos os comentários e tbm conviver com este problema de língua ardente, resolvi compartilhar minha saga. Já fui em dentista, ginecologista, neurologista. Nada, absolutamente nada e ninguém conseguiu me ajudar. Tenho 39 anos, entre todas possíveis causas, não estou na menopausa, depressiva ou com ausência hormonal, falta vitamínico ou em tratamento dentário , como possível causa. O que gostaria é que realmente algum estudioso se interessasse por nossos sintomas e nos ajudasse. Sem causa aparente surgiu. Não arde mais pela manhã e sim na hora do almoço e final do dia. A alimentação pode aumentar a ardência. A comida fria alivia. O q usei e tem me ajudado é uma órtese de silicone para bruxismo. Mas é desesperadora a dor. Esse foi só um desabafo e pedido de socorro!!!

Ellaine,
O profissional mais adequado para realizar o diagnóstico e tratamento do seu caso é um especialista em estomatologia.

Olá Ellaine!
Espero que esteja tudo bem. Li o seu desabafo e compartilho todas as angústias. Também sofro há mais de 1 ano e já fui em vários médicos e nada. Espero que consigamos diagnosticar nosso problema.
Grande abraço!

Ja fiz de tudo….estou há 4 meses com ardencia e dor 24 horas…é horrível…nao sei mais o que fazer…se alguém souber algo para nós ajudar por favor….Obrigada.Rosangela.

Rosângela,
Recomendamos que você busque se consultar com um dentista para avaliação da sua condição.

Olá, boa tarde!
Eu sinto alguns sintomas há 1 ano!
Tenho uma ardência ao redor da boca, gosto metálico e amargo que duram o dia todo!
Fiz um implante dentário há uns 4 anos atrás e estou achando que possa ser ele a causa, porque já fui em diversos médicos e não deu em nada. Cheguei a retirar minha vesícula! Era necessário, mas o médico disse que o gosto na boca poderia ser isto, mas infelizmente o gosto e a ardência continuaram.

Michele,
Recomendamos que você se consulte com seu dentista que realizou seu implante anteriormente para reavaliação e diagnóstico.

Minha boca começou de um dia pra outro a queimar por dentro como estivesse assada piso dentro e arde e parece que comi coisas com ácida e muito seca o que poderá ser e wurimw a língua e muito seca a fora por dentro

Daniela,
Importante que você busque se consultar com seu dentista para um avaliação adequada do seu caso.

Marta Cristaonne

Estou a mais ou menos 04 dias com uma queimação insuportável no céu da boca. Como se tivesse queimado com café mto quente. Se localiza mais no esquerdo. É como se fosse uma lagarta de fogo. Doe no gelado e piora no quente.
Meu incômodo é só no céu da boca. Meu Deus como dói…
Queria tanto um alívio.

Prezada Marta,
Recomendamos que você busque um atendimento especializado, seja ele um dentista ou um profissional com especialização em estomatologia.
Procura evitar consumir bebidas e alimentos em temperaturas muito quentes ou gelados. Isso porque podem agravar os sintomas e sensação de queimação.
Também é aconselhável evitar alimentos condimentados e muito ácidos.

Andréa Oliveira

Boa noite
A mais de 3 anos que venho sentindo esse problema os lábios fica sensível e arde e a boca fica salgada ou amarga .Já passei por vários médicos e nenhum me deram um diagnóstico concreto.
Estar sendo terrível.

Andréa,
Recomendamos que você busque se consultar com um dentista para avaliação da sua condição.

VANDERLUCIA COSTA LIMA

Gostaria de ajuda pra minha mae que tem essa sindrome de ardência bucal e cada dia que passa o sofrimento dela aumenta e fica mais nervosa e estressada com esses incomodos, ja fez um tratamento um tempo mais não surtiu efeito e agora está vivendo um momento muito bravo. Precisamos de maiores informações para lidarmos com essa situação. A aproximadamente 5 anos que ela sofre com essa sindrome.

Contamos com a sua ajuda

obrigada

Vanderlucia,
A síndrome da ardência bucal é um problema de saúde que pode ser motivo de muito sofrimento. É uma condição de origem complexa. Para que se possa encontrar o tratamento adequado, eu recomendo que a sua mãe se consulte com um especialista em estomatologia.

Desde o começo da pandemia estou usando máscara direto para trabalhar e dependendo da máscara sinto dores nos ouvidos e maxcilar. Há uns dois meses atrás sentir uma sensibilidade na boca e gengiva bem forte. Desde então fiquei com a ponta da língua ardendo como se tivesse queimado e um gosto amargo na boca direto. Quando escovei os dentes arde muito. Será que tem alguma relação com as máscaras, tecido ou mesmo com que lavamos ela?

Emanuele,
Não tem qualquer relação com o uso de máscaras. Recomendamos que você retorne ao seu dentista para uma avaliação clínica.

Tive covid no início de junho e usei vários antibióticos e corticoide , após o pedido da doença apresentei uma candidíase oral e fiz uso de nistatina , aparentemente melhorou mas agora sinto muita ardência na língua e cru da boca .

Renata,
É importante que você busque se consultar com seu dentista para uma avaliação clínica da sua condição.

Deixe uma resposta