O que você deve observar quando for escolher produtos para cuidados com sua saúde bucal

Critérios para escolha de produtos para cuidados com sua saúde bucal

Ao comprar produtos de saúde bucal, é fácil ficar confuso diante das muitas marcas e variedades diferentes de pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal.
Felizmente, você pode pedir ajuda ao seu dentista e utilizar este guia para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.
Creme dental
Diferentes cremes dentais contêm muitos dos mesmos ingredientes, incluindo:

  • Abrasivo leve;
  • Aromas;
  • Agente espessante;
  • Detergente;
  • Umectantes (evitam que a pasta de dente resseque)

Para prevenir cáries durante a escovação, é importante escolher um creme dental que contenha flúor. Pessoas que se preocupam com ingredientes químicos podem preferir um creme dental natural, embora esses produtos muitas vezes não contenham o flúor que combate as cáries. Além de não conterem flúor, alguns cremes dentais com carvão ativado contém ingredientes ácidos ou abrasivos que podem danificar os dentes.

Dependendo de suas necessidades, você também pode verificar o rótulo para ver se o creme dental pode fazer mais, como:

  • Reduzir a gengivite;
  • Prevenir a formação do tártaro;
  • Prevenir o mau hálito;
  • Auxiliar no branqueamento dos dentes;
  • Dessensibilizar dentes com raízes ou dentina expostas (camada de material sob o esmalte)

    Fio dental
    O uso do fio dental diariamente após as refeições é vital para remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos em lugares onde sua escova de dentes não consegue alcançar de forma eficaz.

    Ajuda a reduzir o risco de cárie dentária, gengivite e doenças gengivais mais graves – quer você use fio dental tradicional, escovas interdentais (pequenas escovas que limpam entre os dentes), ou fio dental com um enfiador embutido.

    Usar fio dental regular e corretamente é mais importante do que o tipo de fio dental que você usa. O fio dental pode ser encerado ou não, embora não faça diferença em sua eficácia. Se não houver muito espaço entre os dentes, você poderá optar pelo fio dental encerado mais fino e por consequência mais fácil de usar.

    Antisséptico bucal
    Como o fio dental, o enxaguante bucal pode ajudar a alcançar áreas que a escova de dentes não consegue. Mas, atenção, não é um substituto para a escovação dental regular.
    Todos os enxaguantes bucais irão refrescar temporariamente o hálito e limpar os resíduos dos dentes. No entanto, você deve procurar um antisséptico bucal que também elimine as bactérias que causam odores e cáries.

    Os ingredientes ativos de alguns enxaguantes bucais, quando combinados com a escovação e o uso do fio dental, podem ajudar a melhorar sua saúde bucal. Por exemplo:

  • O cloreto de cetilpiridínio pode controlar a placa e a gengivite e reduzir o mau hálito;
  • A clorexidina e os óleos essenciais podem controlar a placa bacteriana e a gengivite;
  • O flúor pode prevenir a cárie dentária;
  • O peróxido pode ajudar a clarear dentes descoloridos.

Crianças de 6 anos ou menos não devem usar enxaguante bucal porque podem engolir volumes abundantes, resultando potencialmente em náuseas, vômitos e intoxicação por álcool em algumas versões.

Busque sempre conversar com seu dentista que irá lhe orientar na escolha do produto mais adequado e seguro as suas necessidades.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
Fonte: DDZA

Sugestões de leitura

Um sorriso para a vida toda

Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

O Perigo oculto do creme dental com carvão

Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora essa apresentação de creme dental tenha...

Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....