O uso de anestésicos locais para gestantes na Odontologia é seguro?

Em adição a escovação e uso do fio dental regularmente, a visita ao dentista pelo menos duas vezes por ano, é geralmente recomendada, especialmente para as gestantes. No entanto, tratamentos odontológicos que envolvem anestesia geralmente são uma área de preocupação para as mulheres e os prestadores de cuidados de saúde. Agora, um estudo forneceu evidências adicionais que os anestésicos odontológicos locais e tratamento dentário durante a gravidez não estão associados a um aumento do risco de grandes problemas médicos.

A fim de avaliar a taxa de complicação de exposição aos anestésicos locais como parte dos cuidados odontológicos durante a gravidez, os autores realizaram um estudo prospectivo, um estudo observacional comparativo no Israeli Teratology Information Services entre 1999 e 2005. O estudo incluiu 210 mulheres grávidas que receberam anestésicos dentais locais durante tratamento endodôntico (43 por cento), extração de dente (31 por cento) e restauração de dente (21 por cento), e um grupo controle de 794 mulheres grávidas.

Eles descobriram que a exposição aos cuidados odontológicos e anestésicos locais durante a gravidez não foi associada com um risco aumentado de problemas médicos, incluindo paralisia cerebral, lábio leporino e cardiopatias em recém-nascidos. Além disso, a taxa de abortamento, parto prematuro ou peso de nascimento não diferiram significativamente entre os dois grupos de estudo.

O autor líder Dr. Aharon Hagai concluiu, “Dentistas e médicos devem incentivar as gestantes a manter sua saúde bucal, continuando a receber atendimento odontológico de rotina e a busca de tratamento quando surgem problemas”.

Durante a gravidez, as alterações hormonais podem afetar o microbioma oral, o que pode conduzir a um aumento do risco de cárie dentária e gengivite em mulheres grávidas. Além disso, as mulheres podem encontrar dificuldades em escovar os dentes pela manhã devido a enjoos matinais, reflexo de vômito e maior sangramento gengival. Ácido estomacal de vômitos frequentes podem também afetar negativamente o esmalte do dente.

O estudo, intitulado “Resultado da gravidez após a exposição in útero ao anestésico local como parte do tratamento odontológico: Um estudo prospectivo comparativo de coorte “, foi publicado na edição de agosto do Journal of the American Dental Association.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...