O uso de dentaduras e o impacto sobre o estado nutricional

Uso de dentaduras e o impacto nutricional

As dentaduras podem ter um impacto potencialmente negativo na nutrição geral do paciente. É o que se concluir a partir de uma nova pesquisa do Regenstrief Institute e da Indiana University School of Dentistry.

A equipe de pesquisa aproveitou os registros odontológicos e de saúde eletrônicos para obter uma melhor compreensão de como os tratamentos de saúde bucal afetam a saúde geral dos indivíduos ao longo do tempo.

Primeiro estudo sobre o impacto nutricional após colocação de dentadura

Este é o primeiro estudo a relatar os resultados da utilização de valores laboratoriais de biomarcadores nutricionais e vinculá-los aos registros odontológicos.

“As dentaduras são uma mudança significativa para uma pessoa. Elas não fornecem a mesma eficiência de mastigação, o que pode alterar os hábitos alimentares”, disse o autor sênior Thankam Thyvalikakath, DMD, MDS, Ph.D., diretor da Regenstrief and IU School of Dentistry Programa de Informática Odontológica.

“Os dentistas precisam estar cientes disso e fornecer aconselhamento ou encaminhamento para aconselhamento nutricional.

Esses pacientes precisam de apoio durante a transição e possível monitoramento contínuo”.

O estudo

Para o estudo, a equipe de pesquisa comparou os registros dentários de mais de 10.000 pacientes em Indiana com dados de laboratórios médicos, especificamente marcadores de desnutrição.

Os exames laboratoriais incluíram hemograma completo, perfil metabólico básico e exames de painel lipídico e tireoidiano, entre outros. Eles compararam os resultados de laboratório de dois anos antes de um paciente receber dentaduras com os dois anos depois.

O que os pesquisadores descobriram

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com dentaduras tiveram um declínio significativo em certos marcadores nutricionais ao longo desses dois anos.

As pessoas que não usavam dentaduras não experimentaram esse declínio.

Os níveis dos marcadores ainda estavam na faixa normal, mas os pesquisadores dizem que existe o potencial de que os níveis continuem caindo à medida que o tempo passa.

Os pesquisadores exortam os dentistas a estarem cientes dessa possibilidade.

Próximos passos

Os próximos passos nesta área de pesquisa são olhar para outros fatores que podem influenciar a nutrição, incluindo outros fatores que possam interferir no estado nutricional geral do paciente.

A pesquisa foi publicada no Journal of Prosthodontics.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte:  Nutritional Assessment of Denture Wearers Using Matched Electronic Dental-Health Record Data

Sugestões de leitura

Capa do artigo da Dentalis chamado: Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

Um software de gestão pode entregar diversos benefícios funcionais para o seu consultório. Um dos mais significativos é a melhoria da gestão financeira....

Má saúde bucal e disbiose: ligação com câncer e doenças sistêmicas

Estudos recentes mostram que a má saúde oral, ou disbiose oral, pode estar associada a uma série de doenças sistêmicas, incluindo câncer. A...

Periodontite e baixo desempenho cognitivo

Periodontite é uma doença inflamatória crônica das gengivas que pode levar à perda dos dentes. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana que...

Como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?

A saúde financeira do seu consultório odontológico é resultado de diversos fatores que envolvem a sua administração. Uma delas, é a gestão contábil,...

Coroas temporárias – o que você precisa saber

As coroas dentárias temporárias têm como função proteger os dentes ou implantes dentários enquanto uma coroa permanente está em produção. Os dentistas recomendam...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...