Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Odontologia: tendências para 2018

    Nos últimos anos, a odontologia tem registado grandes avanços tecnológicos e a tendência é para que esse processo continue forte em 2018. O número de dentistas no uso de tecnologias digitais cada vez mais avançadas tende a aumentar. De acordo com Bill Warner, do DDS Labs, outras tendências incluem mudanças nas técnicas de marketing digital e na oferta de cuidados de saúde personalizados para o paciente.

    Tratamentos mais avançados com recurso a nova tecnologia

    Quer seja para restaurações prontas no próprio dia ou para planos de saúde ortodônticos, cada vez mais consultórios vão passar a recorrer à tecnologia CAD/CAM e a impressões digitais. Não só proporciona uma experiência mais confortável para o paciente, como facilita a comunicação e o envio dos arquivos diretamente para os laboratórios de próteses dentárias, reduzindo assim significativamente o tempo de espera.

    A tecnologia permite ainda reduzir o número de repetições dos processos e permite analisar as impressões obtidas pelo método digital com mais calma, enquanto o paciente aguarda no consultório.

    Tecnologia cone-beam

    O contínuo interesse pela implantodontia vai fazer com que cada vez mais consultórios invistam em tecnologia cone-beam, sobretudo numa altura em que os pacientes se mostram cada vez mais informados sobre os riscos e benefícios dos implantes.

    Impressoras 3D

    Esta é outra tendência que na opinião de Bill Warner vai marcar o ano de 2018, principalmente porque o custo destas novas impressoras 3-D vem se reduzindo, tornando-as acessíveis para as consultórios odontológicas já que são muito eficientes.

    Para Bill Warner, as consultórios que optarem por investir nestas novas tecnologias devem ter o cuidado de informar os seus pacientes sobre os novos recursos tecnológicos oferecidos. Além de funcionar como uma ótima estratégia de marketing também ajuda a fidelizar mais pacientes.

    Trabalho em conjunto

    Há cada vez mais uma tendência para dentistas trabalharem em conjunto e não em consultórios isolados. É uma estratégia que possibilita a divisão de custos na gerência de um consultório, o acesso a um universo maior de clientes e mais capital à disposição para investimento em marketing, coaching e consultoria.

    Marketing Digital

    Com a crescente importância dos recursos tecnológicos, os pacientes esperam que a consultórios odontológicas disponham de softwares odontológicos que possibilitem o agendamento rápido de consultas além de recursos outros avançados que denotem organização e que possam contribuir com a eficiência e sucesso nos tratamentos.

    Uma profissão com maioria de mulheres

    A conquista da maioria feminina na Odontologia foi gradativa: há 40 anos, a profissão poderia ser considerada eminentemente masculina, já que 90% dos profissionais eram homens. Ainda no final da década de 90, grande parte dos cirurgiões-dentistas era formada por homens. Atualmente, elas são maioria em 25 dos 27 Estados brasileiros.

    A procura pela profissão por parte das mulheres deve-se também à possibilidade de uma jornada de trabalho relativamente flexível, o que permite exercer diversas atividades, sem abrir mão de nenhuma de suas várias atuações.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema