Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Omeprazol e outros do mesmo grupo estão associados a risco maior de demência

    A utilização de “inibidores da bomba de prótons”, os medicamentos mais utilizados para tratar úlceras gastrointestinais e refluxo gastro-esofágico, pode estar associada com um maior risco de demência.
     
    O alerta está sendo feito pela equipe da Dra Britta Haenisch, do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas, em Bonn, em um artigo publicado pela revista médica JAMA Neurology.
     
    Os inibidores da bomba de prótons (IBP, ou PPI na sigla em inglês para proton-pump inhibitors) já haviam sido alvo de uma denúncia recente, feita por pesquisadores norte-americanos, que mostraram que os medicamentos antiácidos aumentam o risco de morte dos pacientes hospitalizados.
     
    Maior risco de demência
    No estudo alemão, os usuários regulares de IBPs (2.950 pacientes, em sua maioria do sexo feminino e com idade média de 84 anos) apresentaram um risco 44% maior de apresentar demência do que as pessoas (70.729 pacientes, em sua maioria do sexo feminino e idade média de 83 anos) que não receberam inibidores da bomba de prótons.
     
    “O presente estudo só pode fornecer uma associação estatística entre o uso de IBP e o risco de demência. O possível mecanismo biológico causal subjacente tem de ser explorado em estudos futuros. Para avaliar e estabelecer relações diretas de causa e efeito entre o uso de IBPs e a demência em idosos serão necessários ensaios clínicos prospectivos e randomizados,” conclui o estudo.
     
    Inibidores da bomba de prótons
      O uso de inibidores da bomba de prótons (IBP) tem aumentado entre os pacientes mais idosos, o que os coloca entre as classes de remédios mais utilizadas pela população.
     
    Fármacos desse grupo (ex: Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol), que são usados no tratamento de úlceras gastrointestinais, inibem irreversivelmente um canal na membrana das células gástricas conhecido como bomba de prótons, por onde fluem íons de hidrogênio (H+), também chamados prótons.
     
    Geralmente considerados como medicamentos muito seguros, seus principais efeitos colaterais incluem diarreia e dores abdominais, dores de cabeça, déficit de vitamina B12 e infecção do sistema intestinal devido à destruição parcial da proteção contra as bactérias.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema