Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Óxido Nitroso: uso em cirurgias odontológicas

    O óxido nitroso foi descoberto por Joseph Priestley em 1786. 1 As propriedades analgésicas foram notadas por Davy, que relata sobre o alívio de sua dor de dente após uso de três a quatro inalações.

    Mesmo após 162 anos de existência, o óxido nitroso é o agente inalatório ainda em uso pelos anestesiologistas.

    óxido nitroso é um gás anestésico que tem sido utilizado por mais de 160 anos para a indução e manutenção da anestesia em pacientes durante uma cirurgia. É conhecido também como “gás do riso” O óxido nitroso é um gás não inflamável e sem cor, com um ligeiro odor e sabor doce e agradável. O custo e a toxicidade baixas fazem com que o óxido nitroso seja comumente utilizado durante a anestesia geral. Entretanto, alguns estudos tem relatado que a adição de óxido nitroso possa ocasionar a efeitos prejudiciais.

    Analgesia, diminuição do medo e ansiedade

    A utilização do óxido nitroso se baseia numa técnica destinada a diminuir o medo e a ansiedade do paciente frente ao tratamento odontológico. A analgesia relativa é administrada através de uma mascara nasal desenvolvida para a odontologia e utiliza o gás oxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio provocando leve e estável sedação no paciente. O N2O é utilizado sempre em proporção menor que o oxigênio, em dosagens pré determinadas, mantendo-se o paciente em estado de analgesia relativa, acordado, e tranqüilo, conversando normalmente com o profissional, tornando-se cooperativo durante o tratamento. Não há efeito colateral após a inalação, estando o paciente apto a realizar suas atividades normais como dirigir e trabalhar, o que não acontece com os ansiolíticos orais. É indispensável a presença de um especialista e que o procedimento seja realizado em local apropriado para oferecer rápido socorro ao paciente, pois imprevistos não estão descartados.
    Isso motivou muitos anestesistas questionarem o uso contínuo e rotineiro nas mais diversas cirurgias.

    Este estudo concluiu que é aconselhável evitar o uso do óxido nitroso em pacientes com função pulmonar pobre pré-existente ou com alto risco de náuseas e vômitos no pós-operatório.

    Novo estudo

    Um outro estudo recentemente publicado analisou as alterações cardíacas e respiratórias que ocorrem em pacientes submetidos a sedação inalatória consciente com óxido nitroso.

    De acordo com os pesquisadores, o objetivo era determinar a eficácia e a segurança da sedação inalatória consciente com uma mistura de óxido nitroso e oxigênio em tratamentos de cirurgia oral, periodontais e implantologia em pacientes adultos com fobia ou ansiedade.

    Conclusão

    No âmbito deste estudo, foram envolvidos 60 pacientes com fobia e não cooperantes. Apesar de concluir que a sedação inalatória consciente com óxido nitroso é um método seguro e eficaz para conseguir obter a colaboração do paciente, evitando assim procedimentos de anestesia geral, os pesquisadores aconselham precaução com o estado de saúde dos pacientes, principalmente questões respiratórias.

    Fontes: Cochrane , Saude Oral , Artigo: óxido nitroso: amigo ou inimigo?

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema