Paciente com bulimia: o dentista pode ser o primeiro a descobrir

bulimiaComo revela o relatório ‘The Costs of Eating Disorders – Social, Health and Economic Impacts’, cerca de 725 mil pessoas são afetadas por algum tipo de distúrbio alimentar no Reino Unido, patologias que frequentemente têm um impacto desastroso na saúde oral dos pacientes. Provocar o vômito de forma consecutiva pode resultar em danos severos para os dentes na forma de erosão, por isso é algo que os profissionais de odontologia devem ter o maior cuidado e atenção.

Além de uma creme dental com flúor e uma escova de dentes macia, os dentistas devem aconselhar os pacientes que sofrem destes distúrbios a não escovar os dentes logo após vomitarem ou consumirem alimentos ou bebidas ácidas, sendo preferível recorrer a um enxaguatório bucal ou mesmo gomas de mascar sem açúcar e com xilitol.

Ao contrário da obesidade, a anorexia nervosa e a bulimia são muitas vezes omitidas pelos indivíduos, tornando o seu diagnóstico ainda mais complicado. Daí a importância dos dentistas, pois a cavidade oral é um dos principais órgãos afetados pelas alterações dos hábitos alimentares, bem como dos métodos usados para atingir a tão desejada magreza.

Dentalis software – a escolha certa em software para odontologia

Deixe uma resposta