Pacientes com polpa dentária necrótica: uma nova abordagem de tratamento
Um estudo clínico de fase 1 recentemente divulgado mostra que a implantação autóloga de células estaminais mesenquimais (MSCs) pode ser uma abordagem segura para o tratamento de pacientes com polpa dentária necrótica após trauma, uma vez que promove a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária.
A presente pesquisa pretendeu avaliar a tolerância e segurança da implantação de células mesenquimais de origem dentária.
Para isso incluiu 40 pacientes com idades entre 7 e 12 anos, que apresentavam o tecido da polpa dentária em necrose após trauma. Aos dez jovens do grupo controle foi efetuado o procedimento standard para este tipo de condição e aos restantes foram implantadas MSCs de origem dentária do próprio paciente.
Acompanhamento
Os dois grupos foram acompanhados durante 24 meses, não tendo sido observados sinais de rejeição ou inflamação após os procedimentos efetuados. Ao fim de 6, 12 e 24 meses verificou-se a regeneração progressiva do tecido da polpa dentária, com evidente formação das estruturas características deste tecido nos doentes tratados com MSCs. Tais resultados não se verificaram nos doentes intervencionados com o procedimento habitual.
Abordagem promissora
Carla Cardoso, pesquisadora participante, explica que “pela capacidade regenerativa demonstrada e tendo sido observado que os resultados se mantiveram após 24 meses, esta abordagem poderá ser uma opção de tratamento para lesões dentárias após trauma, e vir a constituir uma alternativa aos procedimentos usados habitualmente. Contudo, serão necessários mais estudos para garantir a total segurança e eficácia desta abordagem terapêutica”.
Fonte: Xuan K et al., Deciduous autologous tooth stem cells regenerate dental pulp after implantation into injured teeth. Sci Transl Med. 2018 Aug 22;10(455). pii: eaaf3227. doi: 10.1126/scitranslmed. aaf3227.
The post Pacientes com polpa dentária necrótica: uma nova abordagem de tratamento appeared first on Dentalis Software.